Conheça 10 dicas para tatuadores iniciantes

O mercado para tatuadores iniciantes está cada vez mais concorrido. Afinal, essa é uma profissão que exige não apenas talento, mas principalmente técnica, disciplina, esforço pessoal e muita prática para crescer e se tornar reconhecido pelo seu trabalho.

No post de hoje, listamos 10 dicas indispensáveis para você fazer a diferença no início da carreira. Acompanhe!

1. Aprenda a desenhar

Um bom tatuador também é um bom desenhista. Afinal, essa técnica é a que permite que você encontre seu traço e tenha um estilo próprio ao tatuar, que o diferencie de outros profissionais da área e, é claro, atraia as pessoas para o seu estúdio.

Portanto, procure desenvolver as suas habilidades quanto a essa arte. Você pode começar com os símbolos mais simples, como letras e formas geométricas, até adquirir o domínio para realizar desenhos tridimensionais, sombreados e imagens em perspectiva, por exemplo.

2. Pratique até ter domínio da técnica

Aprendeu a desenhar? Então é hora de praticar. Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz que “a prática leva à perfeição”, não é verdade?

Para um tatuador que busca a excelência em seu trabalho, é fundamental ter domínio sobre o seu traço antes de realizar a tattoo na pele humana. Por isso, para te ajudar em seus exercícios, utilize pele de porco, pele sintética e até mesmo frutas, como a laranja.

3. Faça o decalque da tattoo

Tatuar diretamente na pele é um dos piores erros que tatuadores iniciantes podem cometer, pois, sem um design nítido do desenho que o cliente deseja, o processo fica passível de erros e falhas que podem comprometer o resultado final.

Portanto, não importa qual seja a tattoo escolhida pela pessoa: sempre faça um decalque bem detalhado. Para tanto, você precisa ter em mãos a imagem de referência — que tenha um design nítido, retirado das revistas, internet ou que seja de própria criação — e utilizar um papel hectográfico para fazer as marcações das linhas da imagem desejada. Dessa forma, você evitará distorções e erros amadores.

4. Saiba identificar materiais e equipamentos de má qualidade

Mesmo que você tenha uma boa técnica e seja capaz de reproduzir os mais complexos desenhos, há algo que pode atrapalhar e até mesmo prejudicar o resultado final do seu trabalho: a qualidade da tinta, das agulhas e de outros itens.

Justamente por essa razão, é fundamental que você tenha fornecedores selecionados e de confiança, que disponibilizem materiais e equipamentos de qualidade para o seu estúdio. Por fim, é também importante sempre checar a validade dos produtos e o tempo de uso de cada tinta depois de aberta.

5. Entenda a utilidade das peças e materiais

Entender o funcionamento dos materiais utilizados também é interessante para facilitar o desenvolvimento de um trabalho de excelência.

A máquina de tatuagem — que é o aparelho utilizado para pintar as imagens na pele —, por exemplo, possui diversos componentes, como a bobina, as molas, parafusos, suporte para agulha e armação de base.

Compreender como cada uma dessas partes funciona é importante para que o tatuador saiba avaliar os melhores modelos, já que ele não dependerá totalmente das informações de fornecedores para escolher em qual investir.

6. Fique atento à higiene

Não importa se você tem 20 anos de experiência ou se começou agora na profissão. A higiene é um aspecto indispensável durante todo o seu trabalho e, principalmente, para a segurança do seu cliente.

Por essa razão, use sempre luvas, máscaras e agulhas descartáveis. Além disso, cubra a superfície utilizada e utensílios com filme PVC, trocando-o ao fim de cada processo.

Algumas normas de higiene para estúdios de tatuagem foram estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seu estabelecimento somente estará autorizado a prestar serviços se estiver cumprindo rigidamente essas regras.

7. Faça cursos online

Manter-se atualizado constantemente, por meio de cursos online, workshops e especializações, é também uma maneira de manter a qualidade no serviço prestado. A profissionalização não garante somente maior conhecimento sobre os traçados e estilos de tatuagem.

Ela mantém o tatuador atento às novidades no mercado, garante maior qualificação no currículo profissional — que é valorizada tanto pelos clientes quanto por parceiros em potencial —, e auxilia o tatuador a manter bons contatos no mundo da tatuagem.

8. Crie um portfólio do seu trabalho

Uma dica de ouro para tatuadores iniciantes é desenvolver um portfólio de tatuagens, que é um diferencial para atrair e fidelizar novos clientes, além de ajudá-lo a acompanhar a evolução de seu trabalho.

Para criar um portfólio de tatuagens ideal, é importante estar atento a elementos valiosos, como:

  • alocar as tatuagens por estilo;
  • estar atento à qualidade da câmera, da iluminação do ambiente ao tirar as fotografias e da qualidade das imagens produzidas, para que a excelência do seu trabalho seja fielmente retratada no catálogo;
  • apresentar as tatuagens em ordem crescente de complexidade de cada desenho;
  • evitar copiar designs de revistas e investir em suas próprias criações, para que seu trabalho seja um diferencial para os clientes.

Existem muitas dicas no momento de construir um portfólio de tatuagens. Esteja atento a elas e divulgue sua arte com propriedade e perfeição!

9. Busque crescer através das críticas

Feedbacks devem ser bem aceitos para que sejam a motivação necessária para o crescimento do tatuador durante sua trajetória — principalmente no início da carreira, quando o profissional está desenvolvendo suas habilidades e criando seu próprio mercado.

Embora nem sempre sejam fáceis de serem ouvidas, as críticas são elementos que ajudam o tatuador a compreender em que aspecto de conhecimento precisa investir.

Por isso, sempre pergunte aos clientes, amigos e familiares sobre a qualidade de suas produções e estimule-os a dizer quais pontos poderiam ser ajustados para melhores resultados da tatuagem.

10. Acompanhe as tendências do mercado

A arte da tatuagem é um campo voltado para a criatividade e a inovação. Portanto, novas tendências costumam surgir de tempos e tempos. Fique atento a essas mudanças e esteja aberto para conhecer novos estilos, procedimentos e materiais.

Dessa maneira, estará sempre à frente de muitos outros profissionais, conquistando, ainda, um leque maior de clientes em seu negócio.

Seguindo nossas dicas para tatuadores iniciantes, você conseguirá aperfeiçoar sua arte sob a pele e desenvolver ainda mais suas habilidades e tornar seu estúdio de tatuagem referência na área!

Se você gostou de ler mais sobre o assunto, não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais para acompanhar outras sugestões imperdíveis: estamos no FacebookInstagram e YouTube!

banner-ebook-2
Recent Posts