5 boas práticas para melhorar a comunicação com seus clientes

Comunicar é uma das primeiras coisas que aprendemos e, mesmo depois de anos, ainda nos deparamos com alguns problemas de comunicação ao longo da vida. Afinal, cada um de nós é totalmente diferente do outro, e existem diversas maneiras de expressar uma ideia ou opinião.

No entanto, mesmo sendo indivíduos únicos nesse mundo enorme, é preciso se fazer entender para conviver bem em sociedade. No contexto corporativo, uma boa comunicação pode ser decisiva para fechar um negócio. No post de hoje, confira 5 dicas de comunicação com os clientes:

1. Olhe para quem você está falando

Ao conversar com alguém, tente sempre olhar para o seu interlocutor. Quem já entrou em um estabelecimento onde o funcionário não demonstra nenhum interesse pelo atendimento sabe como essa experiência pode ser frustrante e desmotivadora. Por isso, não faça a mesma coisa!

Além de muito mais educado, ao olhar para seu cliente você perceberá a linguagem corporal e assimilará melhor o que ele quer transmitir. Com essa prática, você também ganhará pontos no quesito credibilidade, mais do que necessária quando se trata de um estúdio de tatuagem.

2. Observe o perfil do cliente

Depois de fazer uma boa conexão com seu cliente, perceba qual o tipo de personalidade dele e entre no clima. Se a pessoa é mais tímida, esforce-se para deixá-la à vontade, sem pressão. Se ela for mais animada, não quebre o clima com grandes momentos de silêncio ou rodeando muito os assuntos.

Essa sintonia é muito importante para gerar confiabilidade no seu trabalho e resultados melhores. Lembre-se ainda de que a indicação de um bom tatuador é algo muito valioso no mercado!

3. Dê atenção ao seu cliente

Quando conversar com seu cliente, preste atenção no que ele diz, mas faça isso de verdade — nada de ficar só balançando a cabeça ou sendo monossilábico. O que ele está falando é muito importante para que você identifique o que ele espera e ofereça os serviços adequados.

Caso você não compreenda algo, pergunte e peça exemplos. Lembre-se de que uma tatuagem é algo para a vida toda, então não deixe passar nenhum detalhe. Nada de fazer o sonho do cliente virar um pesadelo!

4. Organize os compromissos do seu estúdio

Não é novidade que a vida de todos é muito corrida, mas o seu trabalho exige paciência e parceria do seu cliente. Por isso, tenha seus horários muito bem programados.

Atrasos por si só são bem chatos, ainda mais se a pessoa ficar muito tempo sem comer direito, em uma posição não tão confortável e, possivelmente, com medo de sentir as dores de uma nova tattoo. Tenha consideração pelo seu cliente e organize-se bem para deixá-lo satisfeito!

5. Mantenha ativa a comunicação com os clientes

Deixe seus canais abertos e atualizados para o seu público. Telefones que não atendem, e-mails que não são respondidos, mensagens sem retorno são coisas a serem evitadas no seu estúdio.

Faça uma programação de maneira que você consiga manter-se presente. Ter uma fanpage bem atualizada e movimentada, por exemplo, é uma boa dica para estabelecer contato com os clientes.

No final das contas, o importante é ter um contato fluído e honesto. Nada de deixar seu público no vácuo ou desconfortável: lembre-se que a sua arte vai ficar nessas pessoas — e o seu nome também!

E então, gostou das dicas que listamos? Para ficar por dentro de mais informações sobre o universo das tattoos, não deixe de curtir e acompanhar a nossa página no Facebook!

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