5 dicas sobre como abrir um estúdio de tatuagem

Abrir um estúdio de tatuagem é uma ideia que passa pela cabeça de muitos tatuadores. No entanto, para tirar esse tipo de plano do papel, apenas habilidades com a agulha e com as tintas não são suficientes. É preciso buscar muita informação para dar início a um negócio sério e adequado às normas de saúde.

Se esse é o seu objetivo profissional, listamos a seguir 5 dicas essenciais para abrir um estúdio de tatuagem. Confira!

1. Conheça as regras para o alvará de funcionamento

Para abrir um estúdio de tatuagem é imprescindível ter o alvará de funcionamento, um documento emitido pela prefeitura ou um órgão público subordinado com essa responsabilidade. Ele funciona como uma permissão da administração do município para que você possa abrir um estúdio de tatuagem em determinado local.

Se você já tem um lugar em vista, antes de ir preenchendo o imóvel com seu equipamento, é importante buscar informações com o órgão responsável ou pedir a ajuda de um contador durante o processo de abertura do seu CNPJ. Afinal, você não vai querer ter um estúdio de tatuagem todo montado e receber a visita de um fiscal do município mandando fechar tudo, não é?

2. Escolha um local próximo ao seu público

Outro ponto a ser levado em conta para abrir um estúdio de tatuagem é a escolha do local e a proximidade em relação ao seu público-alvo.

Apesar da tatuagem ter se popularizado bastante nos últimos anos, ainda não é uma escolha inteligente abrir o seu estúdio, por exemplo, numa rua repleta de bancos, escritórios de advocacia e órgãos públicos se o seu público é na maior parte formada por jovens.

Não entenda como se esses profissionais nunca cruzarão a porta do seu estúdio para se tatuar, mas inicialmente a predominância do público de um estúdio de tatuagem que está começando são os jovens. Portanto, é melhor procurar locais próximos a lojas de quadrinhos ou cinemas, shoppings, por exemplo, onde circulam pessoas mais propensas a fazer uma tatuagem pequena e movimentar seu stúdio, principalmente se está começando há pouco tempo no mercado da tatuagem.

O mais importante é sempre procurar um ponto comercial de fácil acesso, com bons pontos de referência para que seus clientes possam te encontrar com maior facilidade.

3. Obedeça as regras da Anvisa para o selo de vigilância sanitária

Abrir um estúdio de tatuagem implica seguir várias regras para garantir a saúde do cliente — e do tatuador também. A Anvisa recomenda algumas práticas que deverão ser observadas para que seu negócio tenha o selo da vigilância sanitária, como:

  • abrir o material na frente do cliente;
  • descartar todo material que tenha sido utilizado durante o procedimento da tatuagem;
  • adquirir apenas tintas aprovadas pela ANVISA;
  • esterilizar biqueiras usando autoclave ou usar biqueiras descartáveis.

A Anvisa possui um manual próprio para quem quer abrir um estúdio de tatuagem, com o título “Referência Técnica para o Funcionamento dos Serviços de Tatuagem e Piercing”. Procure e leia com atenção para se adequar às normas.

4. Faça um projeto de decoração para o studio

Ambiente bem decorado não precisa necessariamente ser caro, boas ideias valem muito mais do que uma marca cara de móvel.

Antes de sair comprando tudo que vê pela frente, faça uma lista dos principais móveis e equipamentos que irá precisar dentro do seu studio, pesquise bem por bons preços, a principio vc pode começar usando moveis usados e depois ir renovando algumas peças.

O mais importante é procurar por referências e criar um studio com bastante estilo. Pesquise pela internet fotos de outros studios e veja programas de decoração na TV, perfis no Pinterest,  revistas ou Youtube, esses canais sempre mostram boas ideias para vc decorar um ambiente adaptando peças mais baratas no velhos estilo, faça você mesmo.

As vezes o simples  surpreende muito mais que o caro. Lembre-se de que seu cliente avalia seu trabalho por tudo o que ele observa dentro do seu studio: beleza, organização, limpeza, iluminação, som ambiente, etc.

Por isso a decoração precisa refletir a sua personalidade, passando mais tranquilidade e confiança para quem entra na sua loja.

5. Verifique a saúde dos demais tatuadores do estúdio

Ao contratar mais tatuadores para o seu estúdio, não basta avaliar o portfólio e a técnica na arte da tatuagem e pensar na remuneração deles depois. É imprescindível que todos estejam vacinados contra hepatite B e tétano.

Durante o atendimento ao cliente, no momento da aplicação, o uso de equipamentos de proteção individual (luvas, máscara e avental) deve ser obrigatório. Também é sempre bom ressaltar para a sua equipe que nenhum tatuador pode receitar remédios para os clientes.

O seu talento merece ser monetizado, e uma alternativa muito interessante para isso é abrir um estúdio de tatuagem. Muita burocracia deve ser cumprida e muitas regras obedecidas, mas a satisfação pessoal e o retorno financeiro valerão todo o empenho quando você for um tatuador famoso em sua cena.

Ah, e não se esqueça de estar sempre em contato com as principais técnicas da sua profissão e tendências para o futuro: estude e aprimore seu talento sempre!

Se tiver alguma dúvida, não deixe que isso impeça seu objetivo: conte pra gente aqui nos comentários que iremos ajudá-lo, combinado?

banner-ebook-2
Recent Posts