Certificados para tatuadores iniciantes: como escolher um curso?

Para quem está começando no mundo das tatuagens, uma boa maneira de investir na sua carreira é ir em busca de bons cursos com certificados para aumentar sua credibilidade com seus futuros clientes.

Porém, nessa procura é comum aparecerem várias dúvidas: qual especialidade escolher? Qual curso tem o melhor custo-benefício? O que levar em consideração para avaliar os cursos disponíveis?

Pensando nas perguntas frequentes de tatuadores em busca de qualificação, trouxemos neste post a resposta para algumas delas. Continue lendo e confira como escolher entre as opções de certificados para tatuadores iniciantes!

Escolha um mentor que mostre resultados

O profissional interessado em se certificar deve estar atento ao portfólio do estúdio de tatuagem que oferta a formação e, mais especificamente, ao trabalho do tatuador à frente do curso. Isso porque a trajetória dos profissionais que conduzirão o curso e os resultados do seu portfólio diz muito a respeito do “estilo” e técnica a serem ministradas nas aulas.

Este é um ponto muito importante a ser levado em consideração. Muitos tatuadores não se dão conta de que, antes de optar por um curso de aperfeiçoamento visando a certificação, devemos procurar profissionais que estejam obtendo os resultados que desejamos aprender, ou seja, se você busca aprender realismo, procure por um curso de um profissional que seja referência na tatuagem realista e que mostre em seus trabalhos o resultado do que ele ensina em seus cursos.

Atualmente existem diversos cursos no mercado, a onda de workshops e cursos onlines se expandiu pelo país todo devido a grande procura de jovens tatuadores que buscam melhorar suas técnicas e se profissionalizar no mercado, porém com isso, devemos ficar atentos para não investirmos em cursos de pessoas pouco qualificadas que buscam somente ganhar dinheiro oferecendo cursos com pouco conteúdo e resultados duvidosos.

A grande maioria dos tatuadores é especializado em algum tipo de tatuagem, seja o desenho realista, a aquarela, o 3D, o pontilhismo, o tribal, entre outros. Defina qual a especialidade você quer aprender antes de optar por um curso ou outro, e busque por profissionais realmente qualificados conhecendo seu portfólio pessoal.

Esteja atento às condições de higiene do estúdio

Os cuidados com higiene em um estúdio de tatuagem devem ser proporcionais ao de um ambulatório de clínica médica. Não é nenhum exagero essa afirmação! Afinal, procedimentos que perfurem a pele, como o que acontece em uma tatuagem, podem ser comparados a pequenas cirurgias.

Por isso, avalie com rigor a higiene no local em que será feito o curso. Isso vai desde a realização de uma checklist para os materiais de assepsia até a verificação da iluminação do local, organização da bancada de trabalho e forma de atendimento.

Mais do que isso: confira junto à administração do estúdio as certificações das autoridades sanitárias, como o Alvará da Vigilância Sanitária, que autoriza o funcionamento do estabelecimento dentro de condições que não tragam riscos à saúde dos clientes.

Procure por um curso com reconhecimento no mercado

Um aspecto bastante relevante a ser considerado é a opinião de pessoas do segmento sobre o curso. Tendo isso em vista, converse com amigos tatuadores mais experientes, faça pesquisa em fóruns de redes sociais e blogs, busque a opinião de ex-alunos… Todas essas são maneiras interessantes de conhecer a reputação de uma escola de tatuagem no mercado.

A necessidade de certificados para tatuadores iniciantes não pode ser deixada de lado. Trata-se de um passo muito importante na carreira de um profissional que trabalha neste segmento. Por isso, na hora de escolher o melhor curso, não deixe de fazer um levantamento rigoroso de todos os aspectos discutidos aqui.

Está pensando em investir na sua formação como tatuador? Então comece baixando gratuitamente nosso e-book com tudo o que você precisa saber sobre agulhas de tatuagem!

banner-ebook-2
Recent Posts