Cicatrização da tatuagem: 8 cuidados que se deve ter

Todo mundo sabe que fazer tatuagem dói bastante. Agora, o que muitas pessoas não sabem ou ignoram é que, mesmo depois de o desenho estar pronto, a área tatuada permanece dolorida por um tempo. Nesse período, alguns cuidados básicos são essenciais para garantir tanto a saúde da pele quanto a beleza do desenho.

Atitudes mais simples, como lavar a região e usar corretamente os produtos recomendados pelo tatuador, podem impactar consideravelmente no processo de cicatrização da tatuagem, conservando o desenho por mais tempo.

Para lhe ajudar com esses cuidados, preparamos uma lista de procedimentos para você cuidar da sua tattoo e garantir que ela não desbote rapidamente e mantenha o formato original. Acompanhe:

1. Sempre higienize a área

higienização da área onde o desenho foi feito é a parte mais importante no processo de cicatrização da tatuagem. Em primeiro lugar, lembre-se sempre de lavar muito bem as suas mãos antes de cuidar da região tatuada. A pele do local está muito irritada e o contato com microrganismos pode causar infecções. Em seguida, limpe a tatuagem com sabonete neutro ou antisséptico para evitar inflamações.

O ideal é que, algumas horas depois da sessão, você higienize a área com cuidado, deixe-a respirar por cerca de 10 minutos e aplique uma nova bandagem (a bandagem deve ser utilizada nos três primeiros dias, no mínimo). Repita esse procedimento até que a região deixe de estar inchada e avermelhada.

A hora do banho também exige bastante cuidado e atenção. Procure evitar água muito quente e contato com shampoos ou condicionadores, que podem irritar a cicatriz. Além disso, nada de esfregar o local, já que a pele ainda está bastante sensível. Se possível, enxugue a tatuagem com uma folha de papel toalha macia.

2. Evite coçar ou tirar a casquinha

Quando o processo de cicatrização da tatuagem começar, pode acreditar: a região vai coçar (e muito!). Entretanto, é muito importante que você resista à tentação de coçar a sua cicatriz. Além de poder machucar a pele que ainda está muito sensível, o atrito das unhas com a derme pode deformar o seu desenho, prejudicando o resultado final.

Além disso, com o passar do tempo você notará que uma fina crosta começará a se formar sobre a tatuagem. Em hipótese alguma você deve tirar essa casquinha. Sua formação é um processo natural do organismo e atua protegendo a cicatriz, evitando que a região entre em contato com microrganismos e desenvolva alguma infecção ou inflamação. À medida que a cicatrização avançar, a casquinha cairá naturalmente, como em qualquer outra cicatriz.

3. Utilize produtos cicatrizantes

Após a higienização adequada, aplique uma fina camada de pomada cicatrizante própria para tatuagem, massageando até ela se tornar imperceptível. Você pode perguntar ao seu tatuador se ele recomenda alguma marca específica.

Repita o procedimento até que as casquinhas se formem sobre a tatuagem (lembre-se de não tirá-las em hipótese alguma!). O recomendado é que você aplique o produto, no mínimo, duas vezes por dia durante 15 dias.

As loções cicatrizantes costumam ser feitas à base de ureia e óleo de amêndoa. Esses produtos ajudam a evitar o ressecamento da pele e, consequentemente, fazem com que a tinta se fixe na derme com mais facilidade e por mais tempo.

4. Tenha cuidado com roupas

Durante o período de cicatrização da sua tatuagem, evite o uso de roupas muito justas e apertadas ou tecidos pesados para que não haja atrito das fibras do tecido com a pele “machucada”.

A tendência é que a derme elimine alguns fluidos e um pouco de tinta, o que pode fazer o tecido grudar e prejudicar a estabilização do pigmento, além de arrancar as “casquinhas” antes da hora.

Além disso, a tatuagem precisará respirar e esse tipo de roupa tende a dificultar a ventilação da área. Dessa forma, prefira tecidos leves e roupas que deixem a região descoberta.

5. Hidrate a região constantemente

Depois que as crostas desaparecerem, a tattoo estará muito ressecada e precisará de uma atenção redobrada para conservar a aparência do desenho. Aplique todos os dias uma porção de creme hidratante ou vaselina até notar que a pele esteja totalmente regenerada.

Se você quiser manter um aspecto bonito e com cores vibrantes, é recomendado manter essa rotina mesmo depois da cicatrização, de acordo com as orientações passadas pelo tatuador.

6. Use filtro solar

Nos primeiros 30 dias, a exposição solar é vetada. Tendo certeza de que o processo de cicatrização da tatuagem está completo, você poderá expor a região ao sol, desde que use um bloqueador solar de alto fator. O uso de filtros solares é ainda mais recomendado no caso das tatuagens coloridas, que ficam mais suscetíveis à ação desbotadora dos raios solares.

Aplique o produto cerca de 30 minutos antes de sair ao sol em situações cotidianas. Caso vá para a praia ou piscina, é indicado fazer uma reaplicação de hora em hora.

7. Tenha uma alimentação balanceada

Pode não parecer, mas a forma como você se alimenta influencia na cicatrização da tatuagem. A alimentação possui um papel fundamental no funcionamento do organismo e não seria diferente no caso das tattoos.

Por isso, é melhor fugir de alimentos muito gordurosos ou ricos em açúcar, como carnes processadas, alimentos industrializados e doces. Aposte em frutas, legumes, verduras e carnes magras. Eles são ricos em vitaminas, minerais e proteínas, essenciais para que a cicatrização aconteça da melhor maneira possível.

8. Ouça seu tatuador

O principal procedimento que todo mundo deve seguir para que a cicatrização da tatuagem seja a melhor possível é ouvir o tatuador e seguir todas as suas recomendações.

O profissional vai saber o que é melhor para manter a sua pele saudável e cuidar do desenho com carinho. Assim, faça tudo o que ele recomendar e não deixe de manter contato após a sessão de tatuagem. Sempre que surgir alguma dúvida ou você notar alguma mudança na aparência da tattoo, avise ao seu tatuador. Ele saberá o que fazer.

Como você pôde ver, ter um desenho saudável e com cores vibrantes por mais tempo depende apenas de o tatuado seguir a risca essas orientações durante o processo de cicatrização da tatuagem. São procedimentos simples e eficientes que, se forem incluídos nas atividades diárias, logo acabam se tornando hábitos.

Gostou das nossas dicas? Quer ficar sabendo de todas as novidades sobre o mundo da tatuagem? Então assine a nossa newsletter e fique sempre informado!

banner-ebook-2
Recent Posts