Saiba como cuidar do equipamento de tatuagem

Quem não admira uma bela tatuagem? Não importa o tamanho ou o desenho, uma bela arte no corpo é sinônimo de satisfação e originalidade, e é importante que você ofereça sempre o melhor aos seus clientes, para isso você tem que saber escolher o seu equipamento de tatuagem.

Saber escolher o melhor equipamento de tatuagem e manter boas técnicas de limpeza e cuidado a longo prazo podem ser o segredo para atrair e fidelizar ainda mais a clientela.

Confira a seguir 5 dicas essenciais para higienizar e cuidar corretamente do seu equipamento de tatuagem!

Cuidado X Profissionalismo: qual é a relação?

É claro que você já investiu em um autoclave para garantir que todos os instrumentos não descartáveis sejam esterilizados após o uso, certo? Além disso, as tintas devem ser certificadas pela ANVISA, evitando o risco de haver substâncias inadequadas em sua composição.

Já pensou também nos aparelhos para a parte de escritório? Se não, saiba que é importante ter um computador com impressora, telefone e agenda por perto para controlar melhor seus horários e compromissos, ganhando ainda mais a confiança dos clientes ao mostrar o profissionalismo do seu estúdio.

Quais são os cuidados básicos para o meu estúdio?

Esterilização e segurança

Como você já sabe, as pessoas escolhem o local para tatuar de acordo com a limpeza e segurança. Por isso, informe sempre aos clientes sobre os procedimentos e siga as normas da Vigilância Sanitária à risca.

Faça regularmente a monitorização química e biológica da sua autoclave e tenha um local separado para guardar todos os produtos de higienização da forma mais adequada. Dê especial atenção aos produtos corrosivos e siga com cuidado as instruções de uso para reduzir a vida útil dos seus instrumentos de metal.

Além disso, esteja sempre atento à validade de todos os materiais de limpeza.

Conforto e satisfação

Pensar na decoração e no mobiliário correto é uma dica valiosa para quem deseja proporcionar mais conforto aos clientes. Opte por cadeiras e macas reclináveis, carrinhos de abastecimento para facilitar o processo, espelhos grandes, sofás no lugar de espera e, é claro, um catálogo atrativo para expor seus trabalhos.

Não deixe as máquinas de tatuagem e os equipamentos sempre à vista, pois podem acumular poeira. Guarde tudo o que não estiver usando!

Como cuidar do meu equipamento de tatuagem?

Veja a seguir algumas dicas para cuidar de cada item do seu estúdio:

Máquina de tatuagem

Entre todos os equipamentos de tatuagem, a máquina é um dos mais importantes, então nem pense em economizar nessa aquisição! É preciso optar por equipamentos de alumínio, ferro ou aço, preferencialmente de fabricantes reconhecidos no mercado e indicados por outros tatuadores.

Agulhas

Todas as agulhas devem ser, obrigatoriamente, descartáveis. Hoje, é mais comum que elas já venham soldadas na haste — que é descartada após o uso junto com as agulhas.

Se você optar por fazer a soldagem no seu próprio estúdio, certifique-se de desinfetar tudo muito bem com uma escova após a solda e antes de embalar para a esterilização.

Fontes de energia

Como no caso das máquinas, economizar neste item pode não ser uma boa ideia. Por isso, faça uma pesquisa a respeito das melhores marcas e considere as características mais adequadas para o uso que pretende fazer delas.

Hoje, há fontes com bateria que continuam a funcionar mesmo se faltar energia no estúdio, inclusive as que podem alimentar duas máquinas ao mesmo tempo.

Luvas descartáveis

As luvas descartáveis são uma proteção tanto para o tatuador quanto para o cliente. Infelizmente, trabalhar com luvas de látex o dia todo pode levar ao desenvolvimento de alergias. Para prevenir esse incômodo, use um creme para as mãos que contenha silicone ou opte pelas luvas de nitrila.

Recipientes próprios para o descarte

Não se esqueça de comprar recipientes próprios para o descarte de agulhas, que não devem ser jogadas no lixo comum. Você pode também investir em um desintegrador de agulhas, uma ótima opção para reduzir a quantidade de lixo gerado no estabelecimento.

Curtiu nossas dicas? Para ficar por dentro das maiores novidades e obter as melhores dicas para o seu negócio, acompanhe nosso perfil nas redes: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Recent Posts