Como se tornar um tatuador reconhecido?

Além de artista, um tatuador profissional é praticamente um profissional de saúde, já que utiliza meios que perfuram a pele do cliente. Isso faz com que a responsabilidade do profissional seja extrema. Mas e como se tornar um tatuador reconhecido para gerar autoridade no assunto? Neste post explicaremos os passos necessários para fazer sua arte ser um sucesso!

O primeiro passo para quem já é tatuador, mas quer se estabelecer no mercado é se informar o máximo que puder sobre o assunto e, é claro, solicitar licença de funcionamento do estúdio, que garante que o local não represente riscos à saúde do cliente.

Agora continue lendo e confira mais dicas de como se tornar reconhecido como tatuador:

Participe de congressos e tenha certificados de especialização

A profissão de tatuador requer uma profunda — e responsável — preparação. É importante realizar cursos especializados na área e em instituições sérias e confiáveis. Esses cursos de aperfeiçoamento devem ser realizados antes e durante todo o tempo em que a pessoa atuar nesta área, já que sempre há novidades e técnicas de aperfeiçoamento.

Os congressos na área também farão parte do currículo de um tatuador reconhecido. Ele também deve se lembrar de enquadrar todos os certificados e diplomas que tiver e deixar expostos para os potenciais clientes. Esse é um ótimo chamariz para clientes!

Saiba que a boa higiene é fundamental

O tatuador entra em contato com sangue de várias pessoas e sabemos que sangue pode contaminar, trazendo várias doenças, incluindo Aids e hepatite C. Por isso, todo o cuidado pode ser pouco, assim, o lugar onde se realiza as tatuagens deve estar sempre limpo e higienizado de acordo com a exigência legal da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que também preconiza que deve haver no local, um aviso por escrito quanto aos riscos causados pelo material e/ou substâncias.

Além disso, o tatuador profissional deve usar luvas enquanto trabalha e usar agulhas descartáveis, sempre. A apresentação pessoal também conta muito.

O ideal é manter as unhas aparadas e limpas, os cabelos lavados com frequência e roupas claras, que denunciam qualquer sujeira. Roupas muito escuras podem afastar o cliente que imaginará que a roupa pode esconder vários focos de contaminação. Inspirar-se nas vestimentas dos demais profissionais de saúde é uma dica simples e saudável.

Antes de iniciar o processo de tatuar, as mãos devem ser lavadas com água e sabão, e depois aplicado álcool a 70% ou PVPI, além do uso de luvas e máscara.

Tenha um bom portfólio

Aquelas famosas pastas em que os tatuadores exibem seus trabalhos são usadas tanto para oferecer ideias de desenhos para tatuar na pele quanto para provar a sua competência como tatuador profissional.

Por isso, além de deixar desenhos para o cliente escolher, deixe fotos de trabalhos já realizados anteriormente. Então, agora você já sabe: tire fotos dos resultados do seu trabalho e deixe à mostra.

Tenha uma boa apresentação

O tatuador pode usar vários meios para ser conhecido e, posteriormente, reconhecido. Folders, cartões pessoais, redes sociais (o ideal é usar todas), os amigos e antigos clientes serão a melhor forma de divulgar o trabalho do tatuador.

É importante fazer a fachada do estúdio de forma atrativa e que mostre o quão sério é seu trabalho. Além disso, deixar o local bem iluminado (ambientes com pouca luz jamais serão indicados para realizar procedimentos que ferem a pele) facilitará o trabalho do profissional e será mais atrativo para o público.

É fundamental lembrar de que, em geral, as pessoas interessadas em tatuar a pele farão visitas em vários locais antes de escolher um tatuador. E quem preencher esses requisitos, certamente sairá na frente.

Seguindo todas as dicas acima, em pouco tempo o profissional se tornará um tatuador reconhecido. O próprio boca a boca também garantirá isso.

Você Quer Se Tornar Um Especialista em Realismo?

Para todos aqueles que tem o desejo em se tornarem especialistas em realismo. Eu preparei com muita dedicação dois cursos 100% online para lhe ajudar a dar os primeiros passos.

Os cursos são de Realismo Preto e Branco e Realismo Colorido e eu desenvolvi baseado nos workshops presenciais que realizei em anos anteriores sem com acesso a poucas vagas.

Agora você pode ter acesso todas essas informações e muito mais. Para isso eu vou deixar o link da página dos dois cursos para que você possa ter acesso a todas as informações e como adquiri-los.

Curso de Realismo Preto e Branco

Clique no Link para saber mais : http://bit.ly/realismo-preto-branco

dracula

 

Curso de Realismo Colorido

Clique no Link para saber mais : http://bit.ly/realismo-colorido

workshop-online-colorido

Esperamos que este post te ajude no seu objetivo de se tornar um tatuador reconhecido. Você também tem alguma dica interessante para compartilhar com a gente e com os outros leitores no nosso blog? Deixe o seu comentário!

Fotografia: Tatuador Daniel Ching – Studio Fernando Souza
Espero ajudar você a aprimorar e crescer ainda mais!

Muito sucesso e muita tattoo para você!

Fernando Souza

banner-ebook-2
Recent Posts