Como tratar uma tatuagem recém feita?

Apesar do que imaginamos, o processo de fazer uma tatuagem não acaba quando o tatuador termina seu trabalho. Na verdade, existe todo um cuidado para que o seu novo rabisco continue perfeito na pele para o resto de sua vida.

Uma boa recuperação da pele é mais do que necessária. E, para isso que isso ocorra, você deve tomar precauções — que se estenderão pelos próximos dias.

Abaixo, listamos 5 deles. Continue nos acompanhando e confira!

1. Evite a exposição ao sol

A tatuagem, enquanto ainda está no processo de cicatrização, é como uma ferida ainda aberta em sua pele. Por essa razão, é importante evitar expor a área tatuada ao sol por, pelo menos, 30 dias. Os raios solares podem causar irritação, inflamação e coceira na região.

A exposição prolongada no período de recuperação da pele pode ocasionar alterações de brilho e cor em seu desenho. Passado esse período, lembre-se de sempre de usar protetor solar — do mesmo fator que você passa no rosto.

2. Higienize a área corretamente

A higienização correta de seu tattoo é, também, um cuidado essencial. Quando mal cuidada, ela pode demorar mais do que o esperado para cicatrizar e, até mesmo, apresentar alguma infecção — com presença de pus e tudo mais!

Por isso, sempre lave a área com água fria ou morna (jamais quente!) e use sabonetes antibacterianos. Faça a limpeza a cada 4 horas nos primeiros dois dias. Dessa forma, você evitará a contaminação de sua “ferida” por bactérias ambientes.

Lembre-se sempre de secar a tatuagem durante a primeira semana de cicatrização com papel toalha, evitando o uso de toalhas de tecido, desta forma você elimina as chances de trazer alguma bactéria existente na toalha já usada para a pele exposta.

3. Hidrate a tatuagem

Depois de higienizar corretamente a sua tatuagem, você deve hidratá-la. Esse é um passo simples e que não toma tempo algum.

A hidratação auxilia no processo de cicatrização, permitindo que ele ocorra de forma mais rápida e sem a presença de casquinhas de machucado ou peles soltas,

O uso de plástico filme por cima do creme ou pomada de hidratação é recomendado nos primeiros dois dias após a realização da tatuagem. Isso faz com que o produto renda ainda mais, já que não entra em contato com a superfície externa.

4. Não use roupas muito justas

O uso de roupas coladas ao corpo deve ser evitado ao máximo — principalmente as calças legging ou skinny, por exemplo. Existe um motivo simples para isso: a pele precisa respirar, e o atrito da peça pode causar irritações que prejudicam isso.

Portanto, após garantir a sua tattoo, prefira looks mais leves e tecidos de algodão — que facilitam a circulação de ar por todo o nosso corpo.

5. Tenha alguns cuidados extras com a pele

Além dos cuidados com a sua tatuagem que já citamos, é importante também ficar atento a alguns pontos: não entrar em lagoas, cachoeiras, piscinas ou no mar durante os mesmos 30 dias em que evitará o sol.

Além de poder contrair infecções, a água das piscinas contém cloro, o que pode provocar a despigmentação de seu rabisco, por exemplo. Processos semelhantes podem ocorrer na água dos demais locais.

Caso você sinta algum incômodo na região, não coce! Suas unhas contém diversas bactérias, e o ato de esfregá-las sobre a cútis pode deformar o desenho.

Seguindo os cuidados listados, você garantirá uma cicatrização mais rápida, sem contratempos, e garantirá que o resultado final da sua tatuagem seja exatamente como o esperado!

E aí, gostou de saber mais sobre o assunto? Então aproveite e siga a gente nas redes sociais — Facebook, Youtube e Instagram!

Recent Posts