Como tratar uma tatuagem recém feita?

Ao contrário do que imaginamos, o processo de fazer uma tatuagem não acaba quando o tatuador termina seu trabalho. Na verdade, existem uma série de cuidados para que o seu novo rabisco continue perfeito na pele para o resto de sua vida.

O processo de fazer uma tatuagem é um processo que pode agredir e irritar a pele. Por isso, uma boa recuperação na região é mais do que necessária. Para que isso ocorra, você deve tomar precauções — que se estenderão pelos próximos dias.

Abaixo, listamos alguns dos cuidados com tatuagem recem feita. Você quer que a sua tattoo fique bonita por mais tempo? Então, continue nos acompanhando e confira!

Siga as recomendações do seu tatuador

Um dos principais cuidados com tatuagem recem feita é também um dos mais simples: ouça o seu tatuador e siga todas as suas recomendações!

O profissional sabe o que é melhor para cuidar do desenho e da sua pele, evitando maiores problemas. Faça tudo o que ele aconselhar e o mantenha informado caso a região da tatuagem apresente alguma alteração.

Aproveite para tirar qualquer dúvida que surgir nesse período: se você pode se exercitar, quando poderá tirar o plástico etc.

Utilize um bom cicatrizante para tatuagens

Qualquer tatuagem, por menor que seja, deixa a pele mais sensível e exposta a possíveis irritações. O principal cuidado que devemos tomar após terminar a nossa tattoo é cuidar de sua cicatrização.

Existem no mercado alguns cremes cicatrizantes específicos para tatuagem. Eles possuem efeitos calmantes e refrescantes para a pele, ajudando no processo de cicatrização e evitando infecções. Além disso, eles tiram a vermelhidão da região e sua composição não reage com as tintas do desenho.

Pergunte ao seu tatuador se ele recomenda alguma marca específica e quantas vezes por dia aplicar o produto. E se você notar qualquer reação, informe o profissional imediatamente.

Evite a exposição ao sol

A tatuagem, enquanto ainda está no processo de cicatrização, é como uma ferida ainda aberta em sua pele. Por essa razão, é importante evitar expor a área tatuada diretamente ao sol por, pelo menos, 30 dias. Os raios solares podem causar irritação, inflamação e coceira na região.

A exposição prolongada no período de recuperação da pele pode ocasionar alterações de brilho e cor em seu desenho. E ninguém quer ver o seu desenho recém-tatuado perder toda sua magia, não é? Passado esse período, lembre-se de sempre de usar protetor solar — do mesmo fator de proteção que você passa no rosto.

Higienize a área corretamente

higienização correta de sua tattoo é, também, um cuidado essencial. Quando mal cuidada, ela pode demorar mais do que o esperado para cicatrizar e, até mesmo, apresentar alguma infecção — com presença de pus e tudo mais!

Por isso, sempre lave a área com água fria ou morna (jamais quente!) e use sabonetes antibacterianos. Faça a limpeza a cada 4 horas nos primeiros dois dias. Dessa forma, você evitará a contaminação de sua “ferida” por bactérias do ambiente.

Lembre-se sempre de secar a tatuagem durante a primeira semana de cicatrização com papel toalha, evitando o uso de toalhas de tecido; dessa forma, você elimina as chances de trazer alguma bactéria existente na toalha já usada para a pele exposta.

Outro cuidado com a tatuagem recem feita que parece óbvio, mas muita gente esquece: não mexa no desenho com a mão suja! A pele ainda está irritada e as chances de microrganismos se alojarem na cicatriz é muito grande. Por isso, só toque na tattoo com a mão limpa. E lembre-se de pedir para as outras pessoas não tocarem no seu desenho.

Hidrate a tatuagem

Depois de higienizar corretamente a sua tatuagem, você deve hidratá-la. Esse é um passo simples e que não toma tempo algum.

A hidratação auxilia no processo de cicatrização, permitindo que ele ocorra de forma mais rápida e sem a presença de casquinhas de machucado ou peles soltas.

O uso de plástico filme por cima do creme ou pomada de hidratação é recomendado nos primeiros dois dias após a realização da tatuagem. Isso faz com que o produto renda ainda mais, já que não entra em contato com a superfície externa.

Ah, procure evitar produtos com muitos corantes, glitter ou perfumes. Eles podem causar irritações na pele tatuada. Como a região está muito sensível, a presença de químicos em excesso pode ser prejudicial.

Não use roupas muito justas

O uso de roupas coladas ao corpo deve ser evitado ao máximo — principalmente as calças legging ou skinny, por exemplo. Existe um motivo simples para isso: a pele precisa respirar, e o atrito da peça pode causar irritações que prejudicam isso. Além disso, o tecido pode grudar na cicatriz por causa do excesso de tinta.

Portanto, após garantir a sua tattoo, prefira looks mais leves e tecidos de algodão — que facilitam a circulação de ar por todo o nosso corpo.

Cuidados com tatuagem recem feita envolvem boa alimentação

Pode não parecer, mas a alimentação pode sim influenciar no processo de cicatrização da sua nova tatuagem. Os alimentos que você ingere interferem diretamente no funcionamento do seu organismo. Por isso, a recomendação é evitar alimentos muito gordurosos e cortar os açúcares.

Reduza o consumo de carne de porco e prefira saladas, frutas, filé de frango e alimentos integrais. Além de acelerar o processo de cicatrização, a sua pele ficará mais saudável e o aspecto da sua tattoo ficará ainda melhor. Ah, e de quebra você ainda melhora a sua saúde!

Alguns profissionais podem sugerir que você evite alimentos alergênicos, como amendoins e frutos do mar. Algumas alergias alimentares podem ser desenvolvidas na idade adulta e sem razão aparente. Mantenha uma alimentação balanceada para evitar qualquer problema.

Tenha alguns cuidados extras com a pele

Além dos cuidados com tatuagem recem feita que já citamos, é importante também ficar atento a alguns pontos: não entrar em lagoas, cachoeiras, piscinas ou no mar durante os mesmos 30 dias em que evitará o sol.

Além de poder contrair infecções, a água das piscinas contém cloro, o que pode provocar a despigmentação de seu rabisco, por exemplo. Processos semelhantes podem ocorrer na água dos demais locais.

Quando a região começar a cicatrizar, a tatuagem vai coçar, e muito! Caso você sinta algum incômodo na região, evite a tentação de coçar! As suas unhas contém diversas bactérias e o ato de esfregá-las sobre a cútis pode deformar o desenho e causar feridas. E evite ao máximo tirar as famosas casquinhas. Isso pode causar infecções e dificultar o processo de cicatrização.

Seguindo todos os cuidados que listamos, você terá uma cicatrização mais rápida, sem contratempos, e garantirá que o resultado final da sua tatuagem seja exatamente como o esperado!

E aí, gostou de saber quais são os cuidados com tatuagem recem feita? Então aproveite e siga a gente nas redes sociais — FacebookYoutube e Instagram!

banner-ebook-2
Recent Posts