Conheça os tipos existentes de agulhas para tatuagens

Não importa o estilo da tattoo: para que ela contenha traços bem delineados e um sombreado perfeito, muitos fatores são importantes. A técnica e experiência do tatuador, a qualidade das tintas e equipamentos e, é claro, a escolha das agulhas para tatuagem são alguns deles.

Os modelos de agulhas podem diferir em espessura, comprimento da ponta, número de agulhas soldadas e disposição de soldagem de cada agulha, sendo esses fatores cruciais para definição do traçado que se deseja realizar.

Confira a seguir os principais tipos de agulhas existentes e entenda como escolher a melhor opção para as suas necessidades!

Agulhas para tatuagens: espessuras e suas aplicações

Há no mercado diversos tipos de espessura de agulhas para tatuagens. Veja alguns deles:

  • 06 (0,20 mm);
  • 08 (0,25 mm);
  • 10 (0,30 mm);
  • 12 (0,35 mm);
  • 14 (0,40 mm).

A diferença entre cada um refere-se à quantidade de tinta que se deseja injetar na pele. Quanto menor a espessura, menor o orifício aberto na pele e, assim, menor a quantidade de tinta injetada.

A agulha de tamanho 06, por exemplo, é bastante fina e é utilizada para traçados bem finos e preenchimento mais leve.

Por outro lado, as agulhas de tamanho 12 e 14 são ideais para traçados mais grossos e para preenchimento mais sólido das tatuagens (uma tribal ou old school, por exemplo).

Além da espessura, deve-se levar em conta também o tipo de ponta da agulha. As mais comuns no mercado são a Standard Taper — a mais utilizada — a Medium Taper, a Long Taper e a Extra Long Taper.

A diferença entre elas está no comprimento da ponta, ou seja, se ela possui afilamento mais abrupto ou mais gradual.

Isto definirá o quão rápido a agulha penetrará a pele até atingir a espessura desejada e, consequentemente, a quantidade de tinta que será injetada.

Finalmente, além da espessura das agulhas e do comprimento de suas pontas, existem modelos diferentes relativos à disposição entre elas. Conheça a seguir os principais modelos.

Round liner (RL)

As agulhas RL são soldadas cerca de 3 mm antes da ponta, tendo menos espaço entre si e sendo mais afiladas. São ideais para traços.

A quantidade de agulhas soldadas é o que determinará o tipo de linha traçada (superfina, fina mais grossa ou preenchimento). De modo geral, utilizam-se entre 3 e 15 agulhas nesse modelo.

Round shader (RS)

Este modelo possui as agulhas soldadas em cerca de 5 a 6 mm da ponta (sendo algumas soldadas até 9 mm da ponta, dependendo do fabricante). São utilizadas, de modo geral, aproximadamente entre 7 e 18 agulhas.

Esta conformação garante mais espaço entre as agulhas e, por isso, é o modelo ideal para pintura ou sombreamento, fornecendo um aspecto mais suave no trabalho.

Flat (F)

O modelo Flat possui agulhas soldadas de forma linear (sendo reto ou curvo) e a aproximadamente 5 mm da ponta. Ela é utilizada para pintura ou sombreamento.

Flat alternada ou Magnum trançada (M1)

O modelo M1 possui duas camadas de agulhas lineares soldadas de forma intercalada entre si, sendo umas mais baixas e outras mais altas. Ele em geral é usado entre 5 e 15 agulhas.

O formato final obtido enfrenta menor resistência da pele, sendo o padrão recomendado para pinturas mais sólidas e pesadas.

Flat de duas camadas, Magnum paralela ou M2

O modelo M2 possui duas camadas de agulhas lineares — assim como a M1. Porém, elas são soldadas paralelamente entre si.

Por receber bastante resistência da pele, a M2 é indicada para pinturas mais pesadas.

Magnum trançada curvada (RM ou Round Magnum)

Esse exemplar possui diversas agulhas soldadas entre si, de forma curvada, sendo recomendada para sombreamento mais suaves, preenchimentos coloridos e detalhes.

Existem diversos tipos de agulhas para tatuagens e cada uma delas possui uma função específica, permitindo o melhor acabamento dos traçados e criações com maior padrão de excelência.

Não deixe de utilizar nossas dicas ao investir em novos equipamentos para seu estúdio para garantir um serviço de real qualidade para seus clientes!

Gostou das nossas dicas sobre agulhas para tatuagens? Quer ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog no seu e-mail!

 


Recent Posts