Conheça um pouco sobre a história da tatuagem e sua evolução

A tatuagem é uma das formas de expressão artística e corporal mais antigas de que se tem notícia. Difundida entre povos dos quatro cantos do planeta desde os tempos mais remotos, assumiu diferentes papéis em cada sociedade na qual se fez presente.

Com diversos tipos e significados, as tatuagens podem representar ideias, conceitos, valores e realidades coletivas ou individuais. A grande variedade de cores, formas e técnicas que podem ser usadas dão vida própria aos traços, trazendo inúmeras possibilidades aos desenhos.

Quer saber um pouco mais sobre a história da tatuagem e sua evolução ao longo do tempo? Confira o nosso post!

A história da tatuagem nas civilizações antigas

Registros históricos confirmam que civilizações antigas de várias partes do mundo eram adeptas da tatuagem. Os motivos que as levavam a pintar seus corpos eram os mais variados possíveis.

No Antigo Egito, por exemplo, mulheres faziam traços e inscrições na região do abdômen, prática que, segundo pesquisadores, estava relacionada a rituais de fertilidade.

Já em tribos indígenas americanas e povos da Oceania, as pinturas corporais representavam crenças espirituais e ritos de passagem, como a entrada na vida adulta e o nascimento de um filho.

No Japão, por sua vez, os traços na pele tinham ligação com as posições ocupadas por cada indivíduo dentro da hierarquia e do arranjo social da época.

Essas sociedades tinham diferentes estilos de tatuagem e atribuíam a elas significados variados, o que evidencia seu forte poder de expressão.

Ötzi, o tatuado mais antigo da história

Em 1991, um cadáver masculino com cerca de 5.300 anos foi encontrado na fronteira da Áustria com a Itália. Seu corpo apresentava 57 tatuagens que, de acordo com estudiosos, estavam localizadas em pontos do corpo correspondentes a posições de acupuntura.

A múmia recebeu o nome de Ötzi, em homenagem ao local onde foi encontrada — o Vale de Ötztal — e é considerada o corpo tatuado mais antigo da história da humanidade.

A proibição da tatuagem no Ocidente

Com base em uma passagem bíblica, o Papa Adriano I ordenou, em 787, a proibição de tatuagens entre os fiéis da Igreja Católica. Como o poder da instituição se espalhava sobre toda a Europa na época, a prática foi banida do continente durante toda a Idade Média.

O veto durou até o início da Idade Moderna, momento em que a influência da Igreja se enfraqueceu e a integração entre povos levou à redescoberta da tatuagem pelos habitantes do Ocidente.

James Cook e os povos da Polinésia

Em 1.789, o navegador inglês James Cook entrou em contato, durante suas expedições, com povos da região da Polinésia. Esses nativos tinham seus corpos cobertos por tatuagens — às quais chamavam de “tatau”, devido ao barulho realizado pelos instrumentos que utilizavam para tatuar.

Os marinheiros de Cook aderiram à novidade e começaram a divulgá-la pela Europa e outros territórios. Seus desenhos preferidos eram sereias, âncoras e animais marinhos.

Contudo, durante os anos que se seguiram, a tatuagem foi associada a setores marginalizados da sociedade, como os próprios marinheiros, prostitutas e presidiários.

A tatuagem hoje

A partir do século XX, a tatuagem venceu o preconceito que a cercava. Atualmente, é cultuada em todo o mundo, com crescente aceitação entre grupos como militares e pessoas na terceira idade.

No Brasil, chegou para valer no final da década de 1950, trazida pelo tatuador dinamarquês Knud Gegersen. Desde então a arte se propagou pelo território brasileiro, o que estimulou a busca pela profissionalização e a abertura de estúdios de tatuagem por todo o país.

A história da tatuagem é rica e evoluiu junto com as sociedades ao longo dos anos. O surgimento de novas técnicas, o aumento da aceitação social dos desenhos na pele e a crescente valorização dos profissionais da área tornam as perspectivas para o futuro ainda mais promissoras para tatuadores e amantes da tatuagem.

Você conhece alguém que poderia se interessar por este post? Compartilhe-o nas redes sociais e divulgue a história da tatuagem para os seus amigos!

banner-ebook-2
Recent Posts