Cover up tattoo: entenda melhor o processo e como é feita

Você sabe o que é cover up tattoo?

Não é difícil nos depararmos com algum cliente que aparece arrependido de alguma tatuagem que fez, seja porque a escolha não parece mais tão boa assim ou somente pelo resultado final. O que fazer nesses casos?

A resposta é: depende. Muitas vezes, é possível fazer uma cover up tattoo — que é a técnica de cobrir a tatuagem com uma outra que tenha uma arte diferente.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o processo ou quer se aprimorar na arte, continue acompanhando nosso texto!

Processo de uma cover up tattoo

O que você precisa saber em primeiro lugar é que a técnica não vai de fato cobrir a tatuagem, uma vez que os pigmentos se misturam.

Quando você faz uma cobertura, o pigmento se encontra com o que já está depositado diretamente na derme e, por isso, é importante escolher com muito cuidado o que será utilizado. Afinal, é mais difícil chegar na cor desejada.

Basicamente, existem duas saídas na hora de fazer uma cover up tattoo: você pode usar a antiga tatuagem como base, adaptá-la e aprimorar a arte já feita ou cobrir completamente com um desenho novo.

Quando a opção for reparar e utilizar a antiga tatuagem como base, os traços precisam de firmeza e cuidado. Já se a solução for criar um desenho novo, ele precisa ser um pouco maior que o original e cobrir todos os detalhes do antigo.

Independentemente da solução escolhida, é importante negociar com o cliente e buscar a melhor solução para cada caso — levando em conta cores, traços, tamanhos, local da tatuagem, pigmentação da pele e outros fatores.

Principais dúvidas na hora de fazer uma cover up tattoo

A seguir, selecionamos as principais dúvidas que surgem na hora de fazer a cobertura e suas respectivas respostas.

Cover up funciona para qualquer cor de tatuagem, inclusive as feitas em preto e branco?

A resposta é: sim e não. Tudo depende do tamanho e de como está a pigmentação da tatuagem. As de grande dimensão, por exemplo, dificultam a cobertura, uma vez que o trabalho em preto normalmente pede um cover up completo que resultará em um desenho novo.

Além disso, tatuagens antigas costumam ter uma cor mais apagada, o que facilita a cobertura. Mesmo porque antigamente era utilizado um outro tipo de pigmento, material e técnica. De lá para cá, tudo isso evoluiu muito.

E se a tatuagem ainda estiver com as cores bem nítidas?

Nesses casos, ou quando as tatuagens forem coloridas e detalhadas, o tatuador pode aplicar um pouco de tinta branca sobre partes mais escuras da tatuagem antiga. Com a mistura do branco e do pigmento que já está na pele, a tattoo tende a clarear em até 25%.

Caso você perceba que esse tipo de clareamento não seja suficiente, pode sugerir algumas sessões de clareamento a laser antes de começar o cover up. É uma boa alternativa, principalmente para a tinta preta.

Como trabalhar com cores e detalhes para um resultado melhor?

Quanto mais complexo for o desenho da cover up — em termos de detalhes e sombreamento —, melhor ela ficará. Cores fortes e sólidas também ajudam.

Por exemplo: você pode explorar elementos como escamas de peixe ou nuances de pétalas de flores em diferentes tons. Roxo escuro, azul, verde e outras cores frias com sombreado em preto funcionam melhor para cobrir uma tattoo antiga, principalmente se ela for em preto ou tons mais escuros. Pelo contraste, cores quentes já não têm tanto sucesso nessa tarefa.

Existe alguma particularidade para a pele negra?

Sim, e hoje em dia é possível encontrar profissionais especializados em cover up tattoo para pele negra no mercado. Mas é preciso levar em conta algumas especificidades.

A diferença no contraste da cor da tinta com a cor da pele — e do pigmento que já está ali — é uma delas. A cicatrização da pele negra também é diferente, então é necessário levar essa informação em conta na hora de realizar uma cover up tattoo.

Esse tipo de técnica requer certa habilidade do tatuador, principalmente porque o cliente vem de uma experiência anterior não muito boa. Por isso mesmo, a dica é sempre pesquisar e você pode começar repassando estas dicas.

banner-ebook-2
Recent Posts