Descubra 5 livros sobre tatuagem que vão inspirar o seu trabalho

Você trabalha com tatuagens e gosta de manter-se atualizado para levar novidades aos seus clientes? Então, saiba que está no lugar certo. No post de hoje, você vai encontrar dicas incríveis de livros sobre tatuagem.

Listamos desde guias sobre tattoos até exposições de fotos sobre o assunto. Por meio desses materiais, você vai aprender sobre a história da arte de tatuar e também obter inspiração para novos desenhos. Confira agora!

1. 1000 tattoos

O livro, da Editora Taschen, normalmente é vendido com direcionamento a pessoas curiosas ou que pensam em fazer uma tatuagem. Entretanto, ele é muito mais que isso. Nas mais de 500 páginas disponíveis, você, que já pertence ao mundo da tatuagem, conhecerá muito mais sobre a história dessa arte fascinante.

Por meio de fotos, você descobrirá gravuras do século XIX, passando por mulheres circenses dos anos 20 até chegar na arte corporal tribal. O livro é editado por Burkhard Riemschneider e Henk Schiffmacher  artista que gerencia o Amsterdam Tattoo Museum. É uma coletânea imperdível!

2. The Skin Book

Esse é um dos livros mais bacanas do universo da tatuagem. Trata-se de um sketchbook com estampas de partes do corpo humano e feito a partir de um material que simula a pele. Assim, você poderá aperfeiçoar suas técnicas à vontade, sem medo de errar ou comprometer o trabalho com um cliente.

O livro é útil tanto para tatuadores iniciantes, quanto para profissionais mais experientes e que desejam experimentar novos desenhos ou métodos. Trata-se de uma publicação brasileira, da conceituada revista Tattoo Art, em parceria com a agência Lew’Lara/TBWA. Apesar de o exemplar ter sido publicado em edição limitada, em 2015, ainda é possível encontrá-lo.

3. Russian Criminal Tattoo Encyclopaedia

Publicado em 2004, foi um verdadeiro fenômeno entre os livros sobre tatuagem, tendo originado, inclusive, outros dois volumes subsequentes. Traz uma coletânea de mais de 3000 tatuagens registradas ao longo de toda a vida de Danzig Baldaev, um guarda de prisões da Rússia. Baldaev atuava como um verdadeiro etnógrafo, documentando o submundo das prisões russas.

As tatuagens registradas por ele são variadas: algumas artísticas, outras tidas como de “mau gosto”. As imagens englobam desde mulheres nuas até famílias e mães amorosas. O livro foi organizado por Stephen Sorrell e publicado pela editora Thames and Hudson. Por ser importado, o preço pode ser um pouco salgado — mas justo, pois é um conteúdo de alta qualidade!

4. The Mammoth Book of Tattoo Art

O livro, de autoria de Lal Hardy, contém mais de 500 fotografias em cores vivas dos mais importantes artistas de tatuagem do mundo. A obra traz o que existe de mais moderno em diferentes técnicas, ilustrando figuras tribais, caracteres chineses, imagens feitas pela técnica “air brush” e outros desenhos incríveis.

O aspecto mais interessante do livro é que ele oferece uma pequena biografia de cada artista. Isso permite que você não só tire inspiração dos desenhos de renomados tatuadores, mas também conheça mais sobre os grandes nomes da tatuagem. Publicado pela editora Little, Brown Book Group, é uma obra que merece atenção!

5. Bodies of Subversion: A Secret History of Women and Tattoo

A primeira edição do livro de Margot Mifflin foi publicada em 1997, pela editora powerHouse Books. A obra foi a primeira a falar sobre a história da tatuagem feminina e inclui dados desde o século XIX, com imagens de mulheres tatuadas que talvez nunca tenham sido divulgadas.

Em 2013, foi publicada uma nova edição ampliada, mas que continua sendo a única a registrar a vida das tatuadoras e das mulheres tatuadas. O livro traz relatos interessantes, como os de mulheres do século XIX que alegavam ter sido sequestradas e forçadas a serem tatuadas.

Há, ainda, a história de Maud Wagner, primeira tatuadora da história, que trocou um encontro com seu futuro marido, também tatuador, por ensinamentos sobre a tatuagem. Essas e outras memórias tratadas em imagens maravilhosas fazem com que a aquisição dessa obra seja praticamente obrigatória!

Gostou das nossas dicas de livros sobre tatuagem? Aproveite as informações e escolha aqueles que poderão trazer novas ideias para seus próximos trabalhos!

Tem outros títulos para recomendar? Deixe suas sugestões no espaço de comentários ou compartilhe suas experiências de leitura com outros artistas!

banner-ebook-2
Recent Posts