Entenda a diferença entre workshops online e presenciais

Foi-se o tempo em que era necessário se afundar em livros e passar horas em salas de aula em cursos presenciais para aprender alguma coisa, embora isso ainda seja possível caso o estudante tenha mais afinidade com esse formato e, claro, disponibilidade de horários fixos na atribulada agenda do dia a dia. Para quem não se encaixa nessas condições, há a opção de fazer seus estudos virtualmente. Com os avanços da tecnologia, é cada vez maior a oferta de workshops on-line.

Basta um computador ou smartphone conectado à internet para acessar conteúdos sobre qualquer assunto, inclusive tatuagem.

Você já deve ter se deparado com cursos assim e provavelmente se perguntou: será que vale a pena trocar os cursos tradicionais pelos que são oferecidos na modalidade a distância? A qualidade do conteúdo é a mesma? No post de hoje, vamos apresentar as principais diferenças entre workshops on-line e presenciais. Acompanhe e escolha qual é o melhor para você!

Workshops online: conhecimento disponível onde quer que você esteja

Os workshops on-line são bastante parecidos com os presenciais. Os alunos contam com a orientação de um profissional, com ampla experiência no assunto a ser abordado. Através de recursos avançados de mídia e interatividade, os participantes têm acesso a conteúdos teóricos, vídeos e até exercícios.

Muitas pessoas torcem o nariz quando o assunto é curso virtual, pois consideram que o fato de o professor não estar fisicamente presente pode prejudicar a transmissão do conteúdo ou até mesmo o processo de aprendizado do aluno.

Entretanto, já está mais do que demonstrado que cursos e seminários a distância, quando devidamente aproveitados (e isso vale para qualquer tipo de curso), tem o mesmo potencial de impacto que os presenciais. O mesmo conteúdo apresentado presencialmente pode ser disponibilizado em workshops on-line sem que isso prejudique o participante. Em muitas situações, as possibilidades oferecidas pela tecnologia podem ajudar no aprendizado.

Confira a seguir algumas principais características dos workshops on-line:

Mais praticidade

Praticidade é a principal vantagem desse formato de ensino-aprendizagem. Nada de gastar horas no trânsito até chegar ao local do seminário. Basta ligar o computador ou o smartphone, acessar a página do curso ou abrir um aplicativo. Pronto! Todo o conteúdo das aulas pode ser acessado de qualquer lugar.

Flexibilidade de horário

Atualmente, tempo é um recurso escasso e muito valioso, não é? Com tantas atividades ocupando o nosso dia a dia, fazer um curso ou workshop em um horário fixo pode não ser uma opção viável para algumas pessoas. A solução é estudar pela internet. É você quem decide quando e por quanto tempo vai se dedicar às disciplinas. Além disso, grande parte do material didático e, geralmente, também a explanação do professor, são disponibilizados para download, permitindo que você consulte o conteúdo quando puder e sempre que quiser.

Preço mais acessível

Por não ter a necessidade de manter grandes equipes, salas de aula e material didático físico, os workshops a distância representam economia de dinheiro para quem oferece o curso e para quem estuda. Por isso, possuem preços mais atraentes em relação aos seminários presenciais.

Esse é um ponto muito atraente para aqueles que querem aprender, mas não podem gastar muito. Mas cuidado: o valor reduzido não significa que a qualidade do conteúdo é inferior!

Workshops presenciais: mais acessibilidade e interação

Essa é a modalidade mais conhecida de workshops e cursos. Em um espaço físico determinado previamente, os alunos se encontram com um moderador ou professor. O evento geralmente se inicia com uma apresentação da técnica que será abordada e segue com discussões coletivas e atividades práticas.

Esse sistema também tem suas vantagens. Confira algumas a seguir

Maior interatividade

A interatividade é uma das principais características dos workshops presenciais. A ideia é que o aprendizado seja em conjunto, estimulando a troca de experiências e a criatividade de todos os participantes.

Mais networking

Quem possui um perfil mais sociável, pode encontrar nesses eventos uma ótima oportunidade para melhorar o networking. O contato com outros profissionais da área é fundamental para construir uma boa rede de relacionamentos.

Agora que vimos as principais características de workshops online e presenciais, entre em contato conosco e conheça as nossas opções de cursos!

banner-ebook-2
Recent Posts