Diferencial Competitivo: como definir o do seu estúdio de tatuagem

Hoje, o sonho de qualquer empresário, é ter clientes que não apenas busquem o seu negócio, mas que paguem o preço pedido pelo serviço oferecido, sem titubear. Não é algo fácil de se conseguir, todos nós sabemos, porém o jeito mais fácil de alcançá-lo é por meio do diferencial competitivo.

Em teoria é algo bem simples: é preciso ter algo que nenhum dos outros tenha, ser o único a oferecer determinado serviço em sua região e com isso, trazer clientes para sua empresa. Cada vez mais os estúdios de tatuagens têm investindo nesses diferencias, com ótimos resultados!

Parece simples, né? Mas quando colocamos a mão na massa, alguns desafios aparecem. Confira nossas dicas de como criar um diferencial competitivo de sucesso e supere as dificuldades desse processo!

3 pontos chaves para criar seu diferencial competitivo 

1. O que você faz que ninguém mais faz?

Essa é a hora de pensar fora da caixa, você precisa buscar algo que somente você oferece ou que é superior à sua concorrência. Esqueça um pouco o seu meio e os outros estúdios de tatuagem, busque o que é feito em diferentes setores que tem dado certo e tente aplicar em seu negócio.

Um exemplo foi o Led’s Tattoo, com mais de 30 anos de tradição no mercado, e uma média invejável de 150 clientes por semana, Sérgio Maciel seu proprietário, se viu obrigado a sair do lugar comum para atrair nova clientela.

Foi então, que ele abriu um Spa no mesmo endereço. Esse foi seu diferencial competitivo que ajudou seu negócio a decolar. Mas, seus empenhos para novos negócios não param por aí, recentemente o estúdio fechou uma parceria com C&A que publicou uma linha de roupa baseadas nas tatuagens desenvolvidas por lá.

2. É possível ser copiado?

Achar algo diferente dos demais concorrentes pode ser fácil mas, manter esse diferencial, nem tanto. No mercado, hoje em dia, modelos de negócios que dão certo são copiados o tempo todo. Então, se você está em busca desse quesito, tente torná-lo tão único quanto possível.

Uma dica é avaliar se o modelo/ação/estratégia pode ser facilmente copiado. Se sim, ele não deve ser tratado como diferencial competitivo, mas como uma possível ação de marketing ou divulgação por um período específico de tempo.

Entretanto, como identificar algo único e original? O Analogic teve a ideia de não tatuar apenas o corpo, mas móveis, paredes e telas. Essa mistura da arte na pele e na decoração das casas, fez um grande sucesso e acabou gerando boas parceria com lojas de móveis.

3. O seu cliente verá valor nisso?

Um ponto crucial que deve ser analisado é se seu diferencial será percebido e terá valor para o seu público.

Achar essa resposta pode ser difícil, porém, o caminho mais indicado para encontrá-la é o contato com seus clientes. Por meio dessas conversas, eles irão lhe falar se o que você propõe como diferencial competitivo, é algo realmente interessante para eles. Assim, você poderá observar o valor percebido no que você pretende oferecer.

O Soul Tattoo, por exemplo, inovou escolhendo uma casa de três andares, onde fez um café e uma galeria de arte. Com uma decoração clean e espaço que oferece conforto aos clientes, eles fizeram com que um negócio impulsionasse o outro. Além disso, a gestora Patrícia Martins, ainda fez com que as exposições da galeria de arte ajudassem a superar o estigma que tatuagem é sinônimo de rebeldia.

Criar o diferencial para seu negocio é algo que exige muita pesquisa e tempo mas, ouvir o feedback de seus clientes pode ser muito útil para alcançar o sucesso nesse processo. Para garantir o sucesso da empresa, é muito importante também sempre investir em aperfeiçoamento e capacitação, além de estar sempre ligado às novidades do mercado, pois mais do diferencial competitivo é preciso ter qualidade em sua arte.

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    Ótimas dicas Fernando, Parabéns!!