É uma boa investir em um estúdio de tatuagem? Conheça o mercado

Apesar da crise, alguns setores continuam muito resistentes e geram ótimas oportunidades de negócios. No momento, um empreendimento bastante lucrativo é o estúdio de tatuagem. Você conhece esse mercado? Sabe as vantagens de investir nele?

Se este é um negócio com o qual você se identifica, continue a leitura e descubra se essa pode ser uma opção para garantir o seu sucesso!

Resistência à crise

Crise significa que as pessoas vão cortar gastos supérfluos. Então, aquela tatuagem vai ficar para depois, certo? Bom, os números deste mercado mostram que não.

Embora a recessão tenha diminuído drasticamente a atividade de quase todos os setores do comércio e serviços, isso não aconteceu com os estúdios de tatuagem.

Aliás, a situação é bem diferente: enquanto muitos comerciantes e prestadores de serviços fecham suas portas, é muito comum encontrar profissionais com a agenda simplesmente lotada, com prazos de espera que podem chegar a meses.

Devido ao crescimento, o maior desafio que o setor enfrenta não é a falta de clientes, e sim a falta de mão de obra qualificada devido ao grande número de pessoas entrando neste mercado buscando uma nova profissão. Por isso, quem domina uma boa técnica e busca contante aperfeiçoamento, encontra na tatuagem uma ótima opção de empreendimento.

A importância da profissionalização

No entanto, embora o setor em geral contabilize resultados positivos, a procura se torna ainda maior e o negócio mais rentável para aqueles que investiram em profissionalização e aperfeiçoamento.

Desenvolver um estilo próprio, aperfeiçoar os traços e apostar em desenhos originais são diferenciais que garantem o sucesso financeiro e a agenda cheia.

Exigências para abrir um estúdio de tatuagem

É importante que, ao pensar em abrir um estúdio, a estrutura e os equipamentos estejam em conformidade com as normas da Anvisa. Entre essas exigências, estão:

  • Piso liso, impermeável e lavável;

  • Estúdio fechado para a rua;

  • Pia com bancada e água corrente no espaço onde serão feitas as tatuagens;

  • Material descartável ou esterilizável, dependendo do equipamento;

  • Materiais para a gestão adequada de resíduos orgânicos.

Na verdade, a lista de materiais para abertura de um estúdio de tatuagem é extensa, e vale um post só com essa finalidade. Também é importante conhecer as determinações da Anvisa para a abertura do negócio.

Procura

O crescimento neste mercado tem variado entre 10 a 20% nos últimos anos. Mesmo em época de economia estável, esse já seria um número bem interessante.

Quando pensamos que esse crescimento ocorre no momento em que o país passa por uma de suas piores crises, isso mostra que as perspectivas para o mercado da tattoo diante de uma retomada econômica são infinitas.

Não é sem motivo que esse mercado consta entre as listas dos 20 negócios que mais crescem no Brasil, segundo o SEBRAE.

Público

Atualmente, o preconceito que existia em relação às tatuagens diminuiu bastante. Em muitas regiões, é possível dizer até mesmo que ele se extinguiu! Por isso, as pessoas deixaram de ser excluídas e ser tatuado já não é impedimento para conseguir um determinado emprego ou frequentar uma igreja, por exemplo.

Com isso, o público que costumava desenhar o corpo também aumentou. Se antes ele era restrito a determinados “nichos”, como roqueiros, skatistas ou motociclistas, hoje a tatuagem é democrática — ela é feita por atletas, executivos e até donas de casa de meia idade. Por que não?

Logicamente, em algumas regiões isso ainda não é uma realidade, mas de forma geral, a aceitação a este tipo de arte corporal aumentou bastante.

Tendências do negócio

Quanto às tendências, o setor tem passado por uma segmentação. Tatuadores muito procurados geralmente se especializam em um tipo de desenho e aperfeiçoam sua técnica para obter um melhor resultado.

Assim, é possível encontrar profissionais que preferem atuar com tatuagem 3D, outros com tribais. Há um nicho específico para as tattoos realistas ou desenhos originais.

A qualidade é o principal diferencial. Sempre haverá um público para se identificar com a tendência que você escolher, desde que a busca pela profissionalização e o aperfeiçoamento sejam constantes em sua carreira.

Investir em um estúdio de tatuagem pode ser um negócio rentável. Que tal conhecer mais sobre as oportunidades que o mercado pode oferecer? Assine nossa newsletter e receba dicas e sugestões imperdíveis!

banner-ebook-2
Recent Posts