Estúdio de Tatuagem: como organizar sua agenda de atendimento

Os clientes de um estúdio de tatuagem podem ser mil vezes mais exigentes do que os habituais. Eles estão de olho em cada detalhe, da localização à limpeza do lugar, e qualquer defeito pode conquistá-los ou afastá-los de vez. Por isso, é fundamental que você tenha cautela ao organizar sua agenda de atendimento.

Mais do que simplesmente ter tudo em ordem (o que por si só já faz uma diferença enorme), a agenda transmite uma mensagem muito poderosa ao seu cliente, capaz de provocar um encantamento que vai fazer dele o porta-voz da sua empresa.

Quer descobrir que mensagem é essa? Então você está no lugar certo!

Confira neste artigo a importância de uma agenda de atendimento bem estruturada e saiba como transformá-la em um diferencial competitivo para seu estúdio:

Por onde devo começar?

O primeiro passo é conhecer a jornada de trabalho da sua equipe de tatuadores. Quem tem disponibilidade para o período matutino, vespertino ou noturno, por exemplo? Informações como essa podem te ajudar a preencher a agenda do dia sem sobrecarregar o profissional.

Feito isso, é hora de escolher a metodologia. Isso será essencial para que você possa visualizar a demanda de atendimento com mais segurança e eficácia.

Você pode escolher desde a velha, mas sempre útil, agenda em papel; planilhas em Excel; ou então explorar a variedade de aplicativos para organização que existem hoje em dia. O que vale é escolher a alternativa que seja mais vantajosa e aplicável à rotina de todos.

Isso só depende de mim?

Para organizar sua agenda de atendimento, é importante envolver, também, a equipe de tatuadores. E nós vamos explicar o porquê.

Imagine que você tenha marcado dois clientes com um intervalo de 2 horas entre eles. No entanto, o desenho do primeiro acabou demandando muito tempo, extrapolando o intervalo e atrasando o segundo, que saiu do estúdio descontente com o atendimento.

Será que essa situação não poderia ter sido evitada?

Esse é um tipo de erro administrativo que você não pode cometer. Converse com os tatuadores pontualmente para saber o período que cada um levará nas suas sessões. Essa troca de figurinhas pode acontecer logo após o cliente agendar o horário, por exemplo.

Outra dica valiosa é verificar com os tatuadores se eles precisarão sair para algum compromisso pessoal naquela semana ou mês. Não se trata, aqui, de uma cobrança entre chefe e colaborador, mas sim de uma maneira eficaz de respeitar cliente e profissional.

Por que a organização da agenda é tão poderosa?

O primeiro benefício é a integração interna. Com os profissionais sabendo que sua agenda está sob controle, eles poderão se concentrar integralmente no desenho. Isso aumenta a produtividade e a criatividade, resultando em experiências únicas para o cliente.

Aliás, a satisfação do cliente é a segunda vantagem de uma agenda bem estruturada. A responsabilidade com a marcação e o cumprimento dos horários vale ouro para o cliente, seja ele um novato ou veterano no mundo das tatuagens.

Isso gera fidelização, que gera marketing gratuito de boca a boca, que gera mais rendimento.

Muitos empresários não veem a importância de organizar sua agenda de atendimento. O foco é tão direcionado para a entrega do serviço ou produto que eles acabam não percebendo o quanto poderiam ganhar com algumas mudanças na maneira de estruturar seu dia a dia.

Isso vale para qualquer segmento, mas no mercado de tatuagem é ainda mais relevante. Os ganhos aparecem na fluidez da rotina do estúdio, no engajamento dos tatuadores em cada desenho e, sobretudo, na confiança estabelecida com os clientes.

Quer se transformar em um craque da fidelização? Então confira também como encantar seus clientes permanentemente!

Recent Posts