Gestão Financeira eficiente: 6 passos para o seu estúdio de tattoo

A gestão financeira eficiente é crucial para o crescimento de empresas de qualquer segmento e porte. Com seu estúdio de tatuagem não é diferente: para que seu empreendimento tenha real sucesso e sobreviva às intempéries do negócio, é importante conhecer alguns passos para a administração correta.

Quer saber mais? Então continue nos acompanhando!

A importância da gestão financeira eficiente

Uma gestão financeira eficiente em estúdios de tatuagem não é importante somente para evitar desconfortos com o capital da empresa.

Na verdade, essa estratégia permite ao empresário tomar decisões de maneira mais confiável, reduzir riscos, aprimorar continuamente seu negócio (estrutura, porte da empresa, etc) e, ainda mais importante, agregar visibilidade à marca e fidelizar o cliente.

As “maldades” do negócio são percebidas à medida que o empreendedor vai adquirindo experiência com o assunto e, por isso, é importante alguma ajuda inicial (com o trabalho do contador, por exemplo).

No entanto, é ideal ficar atento com as dicas de forma a ter ainda mais autonomia para administrar seu estúdio. Confira:

1. Aprenda sobre gestão de negócios

Conhecer sobre as novas ferramentas e conceitos teóricos em gestão de negócios é uma maneira de adquirir conhecimentos úteis para uma administração mais eficiente.

2. Tenha um planejamento estratégico

O Planejamento Estratégico deve ser realizado periodicamente. Ele deve conter as missões e objetivo do negócio, a direção estratégica que deve-se implementar para atingir as metas, os prazos e, principalmente, os números esperados e observados.

3. Organize-se

A organização é imprescindível para melhorar o controle financeiro. Por isso, tenha tudo registrado, guarde todos os documentos, notas fiscais e mantenha sua agenda em dia.

Existem inúmeros softwares e instrumentos que poderão auxiliá-lo bastante para uma melhor organização:

  • O Highrise, por exemplo, é uma agenda profissional que consiste em aprimorar o relacionamento com seus clientes, possibilitando ao usuário administrar contatos e acessar o histórico completo da clientela;
  • O Camscanner é um aplicativo útil para a digitalização de documentos. Com ele você pode criar um banco de dados virtual e ter acesso facilitado a documentos da sua empresa;
  • Outros programas, como o Bills, ContaAzul e GestãoJá são aplicativos para controle financeiro. Eles permitem ao usuário identificar contas a pagar, contas agendadas para pagamento, valores em atraso, gerenciar fluxo de caixa, realizar relatórios financeiros e até possibilitam o cadastramento de pagamento de impostos.

4. Separe verba pessoal e empresarial

Ainda que sua empresa seja pequena, é sempre um grande risco misturar as contas pessoal e empresarial. Por isso, desde o princípio, é bom manter uma conta bancária de pessoa física e outra de pessoa jurídica. Isto é importante pois:

  • Permite que você identifique se há custos altos demais dentro da empresa e, assim, adote estratégias e providências mais eficientes;
  • Evita que você caia na tentação de “apagar incêndios” financeiros utilizando uma ou outra conta e, assim, desequilibrando seu planejamento.

5. Faça bom planejamento futuro

Juntamente com seu planejamento estratégico, é bom ter sempre em mente perspectivas de crescimento futuro. O crescimento sustentável da sua empresa depende também das projeções que são feitas após cada conquista e de como você administra sua realidade de forma a viabilizar perspectivas futuras.

6. Fique atento ao mercado

Um dos grandes erros que colocam em risco o crescimento sustentável da empresa é justamente a incompatibilidade entre custos e despesas empresariais com os valores praticados pelo comércio.

Dessa maneira, acompanhe as tendências do mercado e atualize-se em relação às suas mudanças, de forma a equilibrar a balança da sua empresa sem comprometer a visibilidade da sua marca.

Apresentamos aqui diversas maneiras para que, com maior autonomia, você possa implementar uma gestão financeira eficiente em seu estúdio de tatuagem. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas e mantenha o seu negócio sempre à frente!

Gostou dessas dicas? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de várias outras novidades!

banner-ebook-2
Recent Posts