Investimento em estúdio de tatuagem vale a pena?

A ideia que a sociedade tinha acerca das tatuagens mudou muito ao longo dos anos. O antigo tabu em cima dos desenhos na pele vem caindo por terra e valorizando cada vez mais esse setor. Assim, fazer um investimento em estúdio de tatuagem pode ser uma boa ideia para quem tem afinidade com o ramo.

Adquirindo adeptos em todo o mundo, essa é uma área que geralmente não se abala com a crise: basta conversar com algum profissional tatuador para perceber que dificilmente eles ficam sem fazer ao menos uma tatuagem por dia.

Ficou interessado nessa ideia? Então descubra agora quais são as principais informações para realizar um investimento em estúdio de tatuagem!

Obtenha experiência

Antes de você abrir um estúdio de tatuagem, é importante que seu trabalho seja reconhecido. Só assim você conseguirá atrair seus clientes de forma eficiente.

Além de ter talento para essa arte, é necessário que o tatuador prossiga em constante aprendizado, realizando cursos, treinamentos, participando de workshops e feiras.

Uma dica importante é investir na especialização em uma técnica para diferenciar o estúdio e entregar qualidade superior aos concorrentes. Além disso, sempre haverá clientes que se identificarão mais com um determinado tipo de arte.

Calcule seu investimento

Como qualquer outro ramo de atividade, para abrir um estúdio de tatuagem é importante que sejam analisados todos os custos dessa operação. Veja alguns itens que não poderão ser esquecidos na hora do cálculo:

  • valor do aluguel;
  • valor da água, luz, internet;
  • valor da matéria-prima;
  • valor dos equipamentos;
  • valor para marketing.

Basicamente, com o auxílio de um plano de negócios, você saberá exatamente qual é o capital necessário para iniciar as atividades do estúdio e como fazer a gestão do seu empreendimento.

Lembre-se ainda que esse capital pode ser próprio ou de terceiros — ou seja, quando você adquire um empréstimo ou um financiamento para iniciar seu negócio.

Calcule o prazo de retorno do seu investimento

Após realizado o investimento em estúdio de tatuagem, ele estará praticamente pronto para abrir as portas. A preocupação seguinte é saber em quanto tempo você terá o retorno do dinheiro investido.

É importante que você saiba calcular o prazo do retorno do investimento, pois assim, não ocorrerão imprevistos quanto a saúde financeira da empresa.

O PRI, ou seja, prazo do retorno do investimento, é a variação de tempo que o empreendedor levará para recuperar o valor investido. Veja como é simples calculá-lo:

Suponha que, para realizar seu projeto, você teve que investir R$ 100.000,00 e após um ano de trabalho rendeu R$ 40.000,00. Agora, tendo como base a fórmula do PRI, vamos realizar o cálculo:

PRI = Investimento total / Lucro Líquido

Passando em números teremos: PRI= 100.000/40.000= 2,5

Isso significa que, se você tem um PRI de 2,5, em dois anos e seis meses será recuperado todo o investimento inicial que foi empreendido no negócio.

Analise a viabilidade

Caso você se depare com uma oportunidade de investimento em estúdio de tatuagem que já esteja no mercado, é importante realizar a análise de alguns aspectos, tais como:

  • esse estúdio já possui uma boa clientela?
  • ele é bem localizado?
  • sua estrutura comporta confortavelmente suas atividades?
  • quanto custará para realizar a reforma?
  • seus equipamentos são de qualidade?

Esses são apenas alguns itens que fazem parte da análise de viabilidade, ou seja, essas mesmas perguntas devem ser comparadas com um investimento em um estúdio de tatuagem novo, para identificar qual é o mais atrativo.

Agora que você já sabe o básico sobre esse mercado, é importante estar bem amparado por profissionais da área para começar a investir. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a ser um tatuador de sucesso!

banner-ebook-2
Recent Posts