Já conhece as tatuagens aquareladas?

A nova onda no mundo artístico das tattoos é a técnica em aquarela, também chamada “Watercolor Tattoo”. O procedimento das tatuagens aquareladas tem tido enorme procura em função da sua forma de coloração e delineamento típicos, que permitem um efeito incrível, peculiar e bastante similar às pinturas em aquarela, viabilizando a criação de variados estilos de formas e desenhos, desde os figurativos até os mais abstratos.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre as tatuagens aquareladas e descobrir como a técnica funciona, quais os estilos mais comuns e por que é importante obter conhecimentos técnicos para melhor domínio da mesma. Vamos lá?

Como são feitas as tatuagens aquareladas?

A técnica em si não difere muito do procedimento realizado em outras tatuagens. Um detalhe importante e que faz toda a diferença, no entanto, é a forma de aplicar os pigmentos.

Dessa maneira, ao transpor as cores para a derme, o efeito manchado (e não em blocos sólidos, como as tatuagens comuns) e em camadas suaves e fluidas acaba simulando uma arte em aquarela, feita com pincel.

Qual a importância do aperfeiçoamento técnico?

Devido ao efeito final que a técnica produz, o contorno muitas vezes fica em segundo plano. Por isso, trabalhar com a Watercolor tattoo exige muita atenção e habilidade, uma vez que o tatuador não terá uma marcação predefinida — como nas outras tatuagens — e, além disso, deverá realizar os efeitos de luz e sombreamento por meio da observação, o que demanda ainda mais conhecimento e destreza.

O aperfeiçoamento técnico na modalidade tem um foco mais voltado para a arte em aquarela (alguns tatuadores profissionais, inclusive, até preferem adquirir conhecimentos em pintura antes de dominarem a técnica de tatuagens aquareladas).

Dessa maneira, aprender tecnicamente é muito importante para que o profissional obtenha dicas práticas sólidas, adquira noções artísticas específicas e conhecimentos sobre a teoria das cores e outros conteúdos teóricos relevantes para a prática da modalidade em seu cotidiano.

Além disso, o suporte profissional que é oferecido por cursos de excelência, aliado ao ensino de qualidade contribuirão para o desenvolvimento e expansão profissional desejada por tantos tatuadores.

Quais são as tatuagens mais comuns na modalidade?

Animais

As imagens de animais como leões, borboletas, pássaros, lobos, raposas, gatos e corujas são opções que cabem perfeitamente à natureza fluida, cheia de movimentos e suavidade das tatuagens aquareladas.

Paisagens

Tatuagens com desenhos de paisagens naturais e elementos urbanos também podem ter efeitos surpreendentes, dado à possibilidade de mesclagem de cores típica dessa técnica.

Desenhos geométricos

Os desenhos geométricos são uma boa pedida para quem deseja unir traçados mais fortes e delimitados com uma coloração no estilo aquarelado.

Flores

Essas imagens são também muito populares no mundo dos amantes de tatuagens, pois podem abranger vários estilos de tatuagens, agregando as características da técnica em destaque.

Rostos

Imagens com rostos de pessoas e celebridades também são uma opção para quem deseja uma tatuagem com cores em sobreposição e com delineamento mais aparente.

Mandalas

Do degradê à combinação de cores diferentes, um dos exemplos de tatuagens aquareladas que mais permite a criatividade no colorido é a mandala que, além de tudo, é bastante cobiçada e solicitada nos estúdios.

Desenhos variados

Outras tatuagens que representam ótimas opções para ganhar a cobertura aquarelada são as penas e filtros dos sonhos, figuras relacionadas à música, elementos marinhos, balões, mapas, gueixas, frases com diferentes colorações, personagens fictícios, entre outros.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa técnica, que tal compartilhar conosco as suas dúvidas e dicas?

Créditos Fotografia: Kelvin Gabriel tatuador no Studio Fernando Souza.

banner-ebook-2
Recent Posts