Kit Tatuagem: descubra os materiais necessários para montar o seu!

Os materiais utilizados em um estúdio de tatuagem são um dos principais elementos para garantir um excelente resultado — além, é claro, da habilidade e capacitação do profissional que vai executar o trabalho. Para isso, ter um kit tatuagem é fundamental para uma arte bem-feita, especialmente para tatuagens nos estilos preto no branco, realismo e pontilhismo.

Além das ferramentas adequadas, esterilizar o equipamento apropriadamente é essencial para assegurar que seus clientes não sofram com infecções, inflamações e outros problemas. Para isso é necessário utilizar, também, alguns materiais descartáveis.

Mas quais são os equipamentos necessários para realizar um bom trabalho? É o que vamos explicar no texto de hoje. Boa leitura!

Conheça os principais materiais para o kit tatuagem

Os materiais utilizados para fazer uma tatuagem são muitos. Isso porque, além de todos os equipamentos necessários para efetivamente pigmentar a pele, deve-se utilizar outras ferramentas para proteger o cliente de possíveis complicações, tais como: luvas cirúrgicas, avental e máscara cirúrgica.

Abaixo, listamos os principais materiais inclusos no kit tatuagem. Confira:

Agulhas

Para garantir um fio perfeito, as agulhas de tatuagem são afiadas a laser e, ao contrário do que se imagina, não são presas na máquina diretamente. Elas são constituídas por diversas agulhas muito finas, que são soldadas e agrupadas em uma haste.

Existem dois tipos de agulhas para tatuagem: as de traço e as de pintura. É possível encontrar os modelos embalados individualmente — e devidamente esterilizados — ou adquiridos em lotes de mil unidades únicas.

É importante ressaltar que as agulhas de tatuagem são de uso único, pois além do risco de contrair doenças e infecções, o material perde o fio depois do seu uso, tornando-o inútil para uma nova utilização.

Biqueiras

As biqueiras são tubos de aço cirúrgico com uma ponta no formato de agulha, por onde as agulhas passam depois que são soldadas. Este equipamento mantém a agulha alinhada à máquina, o que garante mais firmeza e controle ao tatuador.

O material é geralmente esterilizado em autoclave e pode ser armazenado em embalagens específicas. Existem diversos tipos de biqueiras e cada uma é indicada para um modelo de agulha, variando entre os traços mais finos até as pinturas mais carregadas.

Atualmente, o modelo mais utilizado, até por sua praticidade e segurança, são as biqueiras descartáveis, que eliminam o risco de uma contaminação cruzada.

Máquina de tatuagem

Existem diversos modelos de máquina de tatuagem e a escolha deve ser considerada com muita atenção. Há dois modelos destes equipamentos que são mais utilizados: as rotativas, que são constituídas por um motor elétrico acoplado à haste da agulha, e as de bobina, que são compostas por duas bobinas magnéticas.

É muito importante que o profissional estude e conheça os modelos das máquinas antes de fazer o investimento, já que esse equipamento é essencial para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Saiba a importância de realizar cursos de capacitação

Além dos equipamentos corretos, o tatuador deve se atualizar constantemente sobre novas técnicas, tendências e materiais utilizados. Além disso, é importante que ele tenha um bom entendimento sobre os cuidados necessários com a saúde do cliente. Isso quer dizer que, além de esterilizar suas ferramentas e proporcionar um ambiente limpo e adequado para o trabalho, é preciso orientar os clientes sobre os cuidados com a tatuagem para uma cicatrização adequada.

Para isso, realizar cursos de capacitação regularmente é fundamental para que o profissional possa garantir a excelência dos seus serviços e se manter atualizado sobre as tendências de mercado.

A escolha do seu kit tatuagem merece muito cuidado e atenção, já que os materiais utilizados serão essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho. Por isso, é importante pesquisar e se informar sobre o assunto antes de realizar qualquer investimento.
E aí, gostou das nossas dicas? Agora, que tal fazer um curso online para aprimorar as suas técnicas? Então entre em contato conosco e conheça nossos cursos!
banner-ebook-2
Recent Posts