Máquina de tatuagem é assunto sério: saiba como escolher a sua!

O equipamento de um bom tatuador é tão importante quanto a sua habilidade. Quem já atua no mercado sabe que mesmo os mais talentosos tatuadores precisam de uma boa máquina de tatuagem para produzir um trabalho bem-feito e de qualidade.

Por esse motivo, é fundamental saber escolher a máquina ideal para o seu trabalho. Ela pode ser, inclusive, o diferencial do seu traço, contribuindo (e muito!) para a sua carreira.

Continue a leitura e entenda melhor quais são os tipos de máquina de tatuagem mais indicados para cada objetivo e o que considerar na hora de escolher a sua!

Os tipos de máquina de tatuagem

A arte de tatuar não é uma atividade recente. No entanto, as máquinas para tatuagem vêm evoluindo cada vez mais com o tempo, aperfeiçoando e auxiliando o trabalho do artista.

Para o tatuador, é imprescindível conhecer os tipos mais adequados de máquina para cada desenho. Nós podemos dividi-las em duas categorias: pelo modelo e pela utilização.

Modelo

As máquinas de tatuagem rotativa são compostas por um motor elétrico acoplado à haste da agulha, acionando o movimento na pele.

Já as máquinas de tatuagem de bobina, como o próprio nome diz, são constituídas por duas bobinas  magnéticas em vez de um motor elétrico. Elas acionam o batedor através de um campo magnético  movimentando a agulha para cima e para baixo, penetrando na pele.

Utilização

As máquinas podem ser usadas para traçar linhas (contornando os desenhos e fazendo escritas firmes), para sombreamento (para pintar sombras suaves, sem marcar demais a pele, tendo um melhor controle dos valores tonais) e para pintura (para um preenchimento sólido e rápido).

É muito importante saber exatamente o que você quer fazer na pele antes de escolher sua máquina, pois o equipamento certo irá influenciar no estilo de tatuagem e no detalhamento do desenho, além de permitir um trabalho mais preciso  e rápido para o cliente.

O que considerar na escolha da máquina

Sabendo o modelo da máquina, agora é necessário considerar alguns critérios antes de escolher o equipamento perfeito.

Tamanho e peso

A máquina de tatuagem é a principal ferramenta do tatuador. Muitas vezes, um desenho requer horas para ficar pronto e muita movimentação das mãos. Por isso, a máquina deve ter o tamanho adequado para cada mão e um peso confortável para permitir horas e horas de trabalho.

Busque por referências e não deixe de analisar pessoalmente a máquina (caso procure na internet) para ter certeza de que será a ideal.

Agulha apropriada

Assim como escolher a máquina ideal, também é essencial escolher a agulha certa para o desenho. Diferentes técnicas de desenho, como efeitos de sombra ou pontilhismo, envolvem diferentes tipos de agulha. Além disso, errar na escolha da agulha pode danificar a arte e até a pele do cliente.

Resistência e qualidade dos materiais

Boas máquinas custam caro, mas por um motivo: são construídas com ótimos materiais. As máquinas de tatuagem devem ser feitas com materiais adequados para uma melhor condução elétrica (no caso das máquinas de bobina), e uma melhor estabilidade e potência (no caso das rotativas).

As máquinas de qualidade inferior podem comprometer o trabalho de um tatuador, oscilando durante um traçado ou não tendo potência suficiente para fazer uma pintura uniforme, além de provocar possíveis lesões à pele do cliente.

Viu só como a escolha apropriada da máquina de tatuagem pode ser um fator determinante para a carreira de um bom tatuador? Então não deixe de aprofundar o seu conhecimento: baixe gratuitamente nosso e-book sobre agulhas de tatuagem e entenda tudo sobre o assunto!

Recent Posts
  • Alessandro Rosman

    Acompanhando todas as dicas. Estou tatuando faz um mês, querendo me especializar em realismo e, estas e outras dicas estão me enchendo de conhecimento. Ótimo texto. Parabéns.