Preço de tatuagem: você sabe como definir?

Você conseguiu montar seu próprio estúdio com esforço e investimento e sonha em aumentar os ganhos no final do mês. Ainda assim, é comum ter dificuldades na hora de definir o preço de tatuagem quando os clientes pedem um orçamento, certo?

A hora de trabalho, o material utilizado, o tempo de mercado, a experiência profissional, a localização do estúdio e a especialidade em algum estilo são apenas alguns dos aspectos que devem ser considerados na hora de precificar uma tatuagem.

No conteúdo de hoje, mostraremos tudo o que você precisa saber para definir o preço de tatuagem de maneira justa e adequada ao seu perfil profissional. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir!

Competência artística e experiência

Certamente, o nível de experiência e competência artística são alguns dos maiores diferenciais competitivos do tatuador, o que significa que são fatores que têm forte peso na hora de definir o preço de seus trabalhos.

Afinal, estamos falando de anos de estudo e dedicação e isso deve ser considerado, não é verdade? Não seria justo um profissional com mais de 20 anos de experiência cobrar o mesmo valor de um com 5 anos, por exemplo.

Isso se aplica a qualquer profissão, a propósito, já que a experiência é algo que não se ensina, mas se adquire apenas com o tempo.

É claro que você não deve se apegar apenas ao tempo de mercado. É imprescindível manter-se atualizado, fazendo cursos e especializações para melhorar suas habilidades artísticas e se destacar como tatuador.

Custos fixos

Um estúdio de tatuagem não é diferente de qualquer outra empresa no que diz respeito aos custos fixos de funcionamento. Sendo assim, é preciso conhecê-los para que sejam repassados ao cliente na hora de definir o preço de tatuagem.

Custos fixos são aqueles que você terá todos os meses, independentemente de quantos trabalhos realize. Por isso, é fundamental se organizar. Alguns exemplos de custos fixo são, entre outros:

  • aluguel do imóvel;
  • impostos;
  • contas de consumo — água, energia elétrica, telefone e internet etc;
  • mensalidade da máquina de cartões.

Se você investe em marketing para seu estúdio, pagando anúncios no Facebook e no Google, por exemplo, inclua essa despesa em seus gastos fixos, dividindo-a em 12 meses e incluindo-a em sua lista.

Custos variáveis (material utilizado)

Sem dúvidas, é uma dos fatores que mais influencia na hora de definir o preço de tatuagem. Custos variáveis são aqueles gastos que dependem diretamente de sua produção de trabalho.

Nesse quesito, podemos citar os seguintes principais exemplos:

  • agulhas;
  • biqueiras;
  • tubos de tinta;
  • folhas de papel hectográfico;
  • rolos de papel toalha;
  • luvas;
  • máscaras.

Uma dica interessante é usar o fluxo de trabalho dos meses anteriores como parâmetro para basear seus custos variáveis. Afinal, é necessário ter estoque no estúdio, correto?

Comprar tudo de última hora está fora de cogitação, então reabasteça apenas com aquilo que você usa habitualmente e evite exageros nos pedidos, ainda que os produtos estejam em promoção.

Cor, tamanho e desenho

Por fim, mas não menos importante, é necessário considerar a cor, o tamanho e o desenho — ou seja, a tatuagem em si.

O preço deve variar entre desenhos desenvolvidos com antecedência, conhecidos como flash, e desenhos customizados na hora, já que um desenho personalizado exige muito mais trabalho, dedicação e tempo do profissional.

É óbvio que quanto maior a tatuagem, mais caro ela deve custar, pois você levará mais horas para finalizá-la. Quanto ao design, é importante decidir os detalhes, pois quanto mais complexa a tatuagem, mais trabalhosa, maior deverá ser o valor cobrado por ela.

Por último, caso a tatuagem tenha cores e sombreamento simples, ela deve ter um custo inferior aos desenhos com diversas cores. Em outras palavras, deve-se ter em mente que a quantidade de cores também é um fator que reflete na hora de definir o preço de tatuagem.

Agora que você já conhece os principais aspectos a serem considerados na hora de definir preço de tatuagem, que tal continuar aprendendo? Entenda também como funciona a esterilização de equipamentos para tatuar!

banner-ebook-2
Recent Posts