Quanto um tatuador ganha?

Atualmente, algumas profissões que antes eram difíceis de serem compreendidas pelas pessoas ganharam verdadeiro respeito da sociedade. Uma dessas profissões era a de tatuador.

Muitas pessoas, inclusive, desejam seguir carreira como tatuador. Por isso, a pergunta que os profissionais mais experientes ouvem é: “quanto ganha um tatuador?”.

Para responder a essa questão, alguns fatores devem ser analisados antes. Acompanhe nosso post de hoje!

Tatuagem é arte

Ainda que muitas pessoas recorram às tatuagens para fins estéticos, o tatuador entende seus desenhos como uma forma de expressão, uma maneira de ver e dizer o mundo. Por isso, cada profissional tem total liberdade para impor seu preço.

Quanto ganha um violinista? Ou quanto ganha um poeta? Quando se fala em arte, é difícil estabelecer um valor fixo e universal, pois não se trata apenas de um bem material – é uma forma de expressão, como já te falamos.

Um estúdio é uma empresa

Quando um artista abre seu estúdio, ele se torna um empreendedor.Dessa forma, alguns aspectos devem ser levados em consideração – como os custos.

Da mesma maneira que um músico calcula o custo de seu instrumento, um tatuador calculará os custos de suas despesas para trabalhar – tintas, agulhas, material de esterilização, aluguel, eletricidade, etc. Isso ajuda o tatuador a ter uma margem de quanto deve ser seu lucro!

A tatuagem como um sonho

Vamos supor que você trabalhe para uma empresa e receba um salário de R$ 4 mil. Esse valor é suficiente para você. Após calcular os custos envolvidos em abrir um estúdio, você percebe que não conseguirá atingir o mesmo valor. Será que valeria a pena?

A resposta é: depende do quanto ser tatuador é importante para você! Pessoas bem-sucedidas existem em todas as profissões, assim como as que não obtém sucesso também. Reflita e questione o motivo que o levou até a tatuagem!

Busca por diferencial

Um artista deve continuar estudando e buscando melhorar a qualidade do seu desenho. Hoje, com a Internet, esse estudo tornou-se bem mais fácil.

É claro que nem todos estão dispostos a pagar mais caro por uma tatuagem com mais qualidade, mas a maioria das pessoas não se importa em guardar dinheiro para fazer um desenho com um profissional que respeitem – inclusive, muitos consideram a tatuagem como um verdadeiro investimento.

Trabalhe para ser um profissional respeitado, e não aquele que é procurado apenas por causa dos preços baixos.

Estudos em empreendedorismo

Plano de negócios, análise SWOT, análise de concorrência e análise de público-alvo : estes podem parecer conceitos complicados, mas não são – e, acredite, eles fazem toda a diferença! Você gastará dinheiro estudando isso.

Além disso, atender algumas exigências sanitárias para poder atuar nesse segmento são  questões necessárias e, por isso, é importante buscar informações sobre esses temas. Ainda que esses itens sejam simples, caso o tatuador não deseje trabalhar com eles, uma alternativa é buscar um sócio que o faça – de toda forma, é preciso que se faça um investimento nesse aspecto.

Existem muitos fatores para calcular e chegar à resposta de quanto um tatuador ganha, mas o principal item dessa equação é pessoal – está, na verdade, no quanto a tatuagem significa para você. Pessoas bem-sucedidas em suas profissões realizaram diversos sacrifícios e escolhas, e isso não é diferente com tatuadores!

Quer mais dicas como estas? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook para acompanhar os conteúdos em primeira mão!

Recent Posts