Você conhece os principais estilos de tatuagem?

Romanos, egípcios e pictos já usavam a tatuagem com diferentes objetivos na antiguidade. Com o passar do tempo, as técnicas de tatuagem foram disseminadas ao redor do mundo por meio de marinheiros, artistas de circo, cantores e fãs de rock.

Caracterizada por um tipo de modificação corporal, a tatuagem tem a tinta aplicada por meio de agulhas na derme, a segunda camada de pele. Para tatuar, o profissional pode utilizar máquina ou agulhas de madeira.

Com diversos significados, entre eles até mesmo mensagens secretas na época das guerras da Grécia antiga, a tatuagem é composta por uma série de estilos. Nós separamos os principais e elaboramos uma lista para você saber um pouco mais sobre eles. Confira agora os 8 principais estilos de tatuagem.

Tradicional ou Old School

Trata-se de um dos primeiros estilos de tatuagem. Caracteriza-se por desenhos que são feitos no estilo pin-up, comumente apresentando figuras como estrelas náuticas, rosas, âncoras, fitas, corações e sereias. As cores utilizadas são vivas e os traços que as contornam são mais simples e grossos.

Sumi

Técnica oriental de tatuagem que ao invés da agulha, utiliza bambu. Os desenhos dessa técnica são conhecidos por seu alto nível de detalhamento.

Realista

No estilo realista, o tom gravado na pele é similar ao de uma fotografia. O desenho parece incrivelmente real. É um dos estilos mais difíceis de fazer, uma vez que precisa ser extremamente fiel ao que é real. As tatuagens em 3D também fazem parte deste grupo.

Alto-relevo

A escarificação, ou tatuagem em alto-relevo, é uma técnica muito antiga. Sua origem vem de tribos de origens indígenas e africanas. Esse estilo é um dos mais causam dores, pois uma parte da pele é retirada por meio de cortes e queimaduras.

Belfaro pigmentação

Estilo muito utilizado na maquiagem definitiva. Possui como utilidade principal a estética para corrigir pequenas imperfeições no rosto, além de aprimorar e realçar partes como sobrancelhas e lábios.

Tribal

Inspirado nas tradições de tribos indígenas e outras como os astecas, maias e incas, esse estilo de tatuagem é bastante popular. Os traços são abertos e cruzam-se bastante, porém, podem ou não fechar-se.

Um estilo muito confundido com o tribal é o celta, pois ele também apresenta figuras entrelaçadas em preto e branco ou em cores. Representa a cultura dos antigos moradores da ilha de Celta.

Oriental

Flores, dragões, tigres, peixes, samurais e gueixas fazem parte desse estilo de tatuagem. Os desenhos são coloridos e retratam os elementos orientais citados e muitos outros.

Psicodélica

Estilo autêntico, ele apresenta cores, formas, estampas e outros elementos que combinados podem formar uma imagem. O objetivo da tatuagem psicodélica é fazer com que os outros pensem e liberem a imaginação para tentar entender o significado do desenho.

São muitos os estilos de tatuagens, no entanto, mais do que conhecer as técnicas é importante sempre se manter atualizado. É fundamental se especializar na área, para oferecer sempre novidades para os seus clientes, e melhorar sua prática como tatuador, o que fará com que seu trabalho obtenha destaque.

Quer saber mais sobre outros estilos de tatuagem? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das últimas novidades.

Recent Posts